Por que o Canadá disparou no quadro de medalhas do Pan?
Do UOL, em São Paulo
-
Geoff Burke/USA Today Sports
Os canadenses sobram em relação aos americanos na canoagem
As pessoas já se acostumaram a ver os Estados Unidos dispararem no quadro de medalhas de Jogos Pan-Americanos e Olímpicos. Mas isso não aconteceu em Toronto. Após sete dias de disputas, o Canadá lidera tranquilamente com 36 ouros contra 29 dos americanos.
Alguns motivos explicam esse sucesso canadense, como a adaptação do calendário do Pan para que a equipe tivesse um início mais forte do que nas duas últimas edições. Um exemplo disso é a canoagem.
Tanto nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2007, como em Guadalajara, em 2011, a canoagem ficava para os últimos dias de disputa. Essa modalidade rendeu até agora dez medalhas para os canadenses, quatro ouros, quatro pratas e dois bronzes, enquanto os americanos não foram ao pódio em nenhuma oportunidade.
Outra modalidade em que é possível mostrar a diferença são os saltos ornamentais. O Canadá teve nove medalhas nas provas, dois ouros, cinco pratas e dois bronzes, contra apenas dois bronzes dos EUA.
Mas não foi apenas o ajuste no calendário que beneficiou o país anfitrião. Com a responsabilidade de fazer bonito em casa, e com objetivos claros de engatinhar para se tornar uma potência olímpica, o Canadá entrou na disputa com os seus principais atletas, com diversos campeões olímpicos, enquanto os Estados Unidos não possuem seus competidores de elite na maioria das modalidades.
Outros países, como o próprio Brasil, também deixaram de fora alguns de seus principais atletas olímpicos, casos de Cesar Cielo na natação e dos jogadores do time de futebol sub-20, vice-campeões do mundo recentemente.
Somados o fator casa, o calendário benéfico e o desenvolvimento local do esporte, o Canadá tem uma primeira semana de disputa muito acima do que fez nas duas últimas edições inteiras. Em 2011, o país conquistou 30 medalhas de ouro ao fim da disputa, número que já foi superado em Toronto com 36 em apenas seis dias.
A quantidade de ouros conquistada no Rio de Janeiro também deverá ser ultrapassada nos próximos dias. Foram 39 ouros em 2007.
No número total de conquistas, porém, os canadenses ainda estão aquém dos anos anteriores. São 90 até aqui contra 119 de Guadalajara e 138 do Rio de Janeiro.