Nervosismo? Budismo é trunfo de brasileiro que levou três ouros no Pan
Fábio Aleixo
Do UOL, em Toronto (CAN)
-
Satiro Sodre/SSPress
João mostra os 3 ouros conquistados por ele nos primeiros dias da natação do Pan
Meditação antes de cair na água, estudo de teorias budistas e um trabalho duradouro com um piscólogo. Estes são alguns dos trunfos de João de Lucca, brasileiro que mais subiu ao primeiro lugar do pódio após três dias de disputa da natação nos Jogos Pan-Americanos de Toronto.
Além de levar o ouro nos 200m livre com direito a recrode dos Jogos Pan-Americanos (1m46s42), foi peça fundamental e principal nome na conquista do título nos revezamentos 4x100m livre e 4x200m livre.
Mesmo em um momento em que poderia estar eufórico pelos feitos alcançados, o carioca de 25 anos mantém a calma e a voz suave. Nem antes de cair na piscina para a disputa de uma final ou eliminatória diz sentir nervosismo com a pressão ou com as expectativas criadas.
"Sou um cara bem calmo sim. E até sinto falta de ficar nervoso antes de nadar, sentir aquele frio na barriga. Não tenho sentido isso. Leio muitas coisas do budismo, que me interessam e ajudam a manter a tranquilidade" afirmou o nadador, que vive o melhor momento da carreira
Vivendo nos Estados Unidos, onde treina na Universidade de Louisville, João também buscou um psicólogo para lhe ajudar no trabalho diário fora das piscinas.
"Estou fazendo bastante trabalho psicológico. Tem um doutor que está me ajudandobastante a focar só em mim, sem pensar nos outros. Apesar de competir contra outros caras, a natação é um esporte no qual cada um tem de fazer o seu. A melhor vitória é quando você consegue bater seu próprio tempo", disse o brasileiro.
A aparência de João até lembra de um monge budista. A sua carequinha chama a atenção, mas nada tem a ver com a filosofia oriental.
"A carequinha é falta de opção. Começou a cair cabelo. Aí ou raspava a cabeça ou abraçava isso. Abracei e estou gostando. É uma precouapção a menos qu etenho. Não preciso gastar com xampu, nem condicionador (risos)", afirmou o nadador, que no ano passado ganhou uma medalha de ouro e uma de bronze no Mundial de Piscina Curta de Doha, em 2014.