Léo de Deus explica a cara com olho arregalado que virou "gif do ano"

José Ricardo Leite

Do UOL, em Toronto (Canadá)

O brasileiro Leonardo de Deus é um dos principais destaques brasileiros da natação nos Jogos Pan-Americanos de Toronto após a medalha de ouro nos 200 m borboleta, na última terça-feira. Mas chamou a atenção também por outro motivo: a face de assustado que fez logo que bateu a mão no final da prova e olhou rente ao telão para checar o resultado.

Após ver que cravou 1min55s01, o nadador brasileiro arregalou os olhos e abriu a boca. A imagem chamou tanto a atenção que foi chamada de "gif do ano" para a revista Sports Illustrated. Leonardo explica que a cara se deveu à grande disputa da prova, mas que não duvidou que tivesse ganhado.

"A questão foi que primeiro fiquei surpreso porque achei que a prova seria muito mais tranquila do que foi. Ganhei por 14 centésimos, foi pela dificuldade da prova. E fiquei ainda mais surpreso por ter melhorado meu tempo e nadado na casa do 1min55s01, que no ranking mundial foi o sexto do mundo e muito próximo do primeiro. É uma prova muito disputada e a diferença pro primeiro do mundo é muito pequena, coisa de 50 centésimos", explicou.

"Então a cara foi de ´poxa´, a dificuldade que foi a prova e eu ter ganhado por 14 centésimos e melhorado meu tempo mesmo não estando descansado. Foi um mix de emoção que só abrindo o olhão e a boca. Eu sabia que tinha batido na frente. Quando estamos na prova parece que tudo foi em câmera lenta. Foi dura a prova", continuou.

Na manhã desta sexta, Leonardo de Deus participou das eliminatórias dos 400 m livre e se classificou para o final, à noite, com o tempo de 3min51s40. Diz que pode melhorar a marca à noite e não teve tanto tempo de comemorar o ouro da terça em função da nova disputa. Além disso, Leonardo terá, daqui a duas semanas, a disputa do Mundial de Kazan, na Rússia.

"Dei uma segurada, sabia que tinha que fazer um pouquinho mais de força porque iria determinar o ritmo da minha bateria, tinha que bater 3min51s e fiz tudo que queria fazer, foi bom. Mais tarde vamos nadar bem essa prova e trazer mais uma medalha pro Brasil", falou.

"Eu não pude aproveitar e curtir nenhuma das medalhas porque meu foco é o Mundial de Kazan daqui duas semanas. Estamos na Vila, tem comida boa, coisas legais em Toronto, mas tenho que me segurar e não posso aproveitar muito ainda. Mas depois do fim (do Mundial) que vou poder aproveitar."

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos