Interino do vôlei no Pan, anônimo no Brasil vê responsabilidade aumentar

Fábio Aleixo

Do UOL, em Toronto (CAN)

  • William Lucas/Inovafoto/CBV

    Técnico Mauricio Paes comanda a seleção de vôlei no Pan

    Técnico Mauricio Paes comanda a seleção de vôlei no Pan

Com a disputa da fase Liga Mundial simultânea à disputa do Pan, o técnico Bernardinho optou por mandar ao Canadá um time totalmente alternativo e sem os grandes nomes da seleção. Não viajou, nem viajará a Toronto, mesmo com a eliminação nesta sexta após vitória dos Estados Unidos sobre a França

No banco de reservas está Mauricio Paes, um anônimo no Brasil, mas que tem uma larga e vitoriosa carreira no vôlei europeu e que agora estará ainda mais no foco. 

"Agora aqui ficou importante", disse Paes ao ser informado pelos jornalistas da queda da equipe A na Liga Mundial.

A entrevista foi dada momentos após o Brasil passear em sua estreia no Pan e fazer 3 sets a 0 (25-16, 25-13 e 25-16) sobre a frágil seleção colombiana. Uma partida que ficará marcada na carreira do treinador.

"Já tinha estado com a seleção em algumas outras oportunidades, mas esta posso dizer que foi minha primeira experiência verdadeira como treinador", disse Mauricio, que também deve dirigir a equipe nacional contra Cuba no domingo.

A partir de terça-feira, contra a Argentina, o time nacional será comandado por Rubinho, assistente técnico de Bernardinho e que também está no Rio para a Liga Mundial.

"Este era o combinado. Mas se quiserem que eu continue treinando o time aqui, continuo. Se não, não tem problema. Estou aqui para ajudar e somar. Estou à disposição para fazerem o que quiser, seja supervisor, assistente-chefe de equipe. Trabalho em prol do vôlei do Brasil", disse Mauricio.

Pelas palavras, pode-se imaginar que Mauricio é um simples tapa-buraco no mundo do vôlei. Mas esta nem de longe é a realidade.

Ele tem em seu currículo oito títulos franceses de clubes, um título europeu, além de diversas outras conquistas. Além disso, foi o técnico da equipe francês de vôlei de praia nos Jogos Olímpicos de Atlanta e assistente da seleção masculina de quadra no ano de 2009.

"Comecei minha carreira como treinador aos 24 anos, na França, onde eu vivo há mais de 30. No Brasil, eu só atuei como jogador e foi nesta época que tive o primeiro contato com o Bernardo", disse Mauricio, que é naturalizado francês, tem dois filhos nascidos no país e atualmente comanda o Tours Volley-Ball.
 

UOL Cursos Online

Todos os cursos