Imprensa canadense sofre para tentar explicar o handebol
Do UOL, em São Paulo
-
Danilo Verpa/Folhapress
Modalidade foi definida como algo similar ao pólo aquático, só que disputada em solo
Assim como no Brasil, nem todas as modalidades do Pan-Americano são familiares para o público local. Um dos esportes que os canadenses têm pouco contato é o handebol e a imprensa por lá sofreu para tentar explicar a dinâmica do esporte.
Um dos principais sites de notícias canadense o The Star resumiu o handebol como um "polo aquático disputado no solo" e destacou a popularidade do esporte na Europa e na América do Sul, afirmando que ainda está pegando no Canadá.
Goleira da seleção canadense, Kimberley Ewanovich joga profissionalmente na Noruega, um dos principais pólos do handebol no mundo, tentou ajudar a reportagem a explicar a modalidade.
"Na Europa, quando você tem seis anos de idade, se não tem uma bola de futebol nos pés, tem uma bola de handebol nas mãos. A maneira mais fácil de explicar como funciona é dizer que é um polo aquático no solo", declarou Ewanovich.
O esporte também foi comparado ao basquete, por ser disputado em quadra fechada, mas com uma bola menor, e também ao futebol, por ter como objetivo marcar gols.
Aliás, o futebol também apareceu na reportagem comparado em popularidade ao handebol. Segundo o The Star, a modalidade rivaliza com o futebol em popularidade na Europa e na América do Sul.