Com Toni Garrido na torcida, Brasil estreia no handebol com passeio
Fabio Aleixo
Do UOL, em Toronto (CAN)
Longe ser uma das seleções importantes no cenário do handebol masculino, o anfitrião Canadá teve o Brasil pela frente logo na estreia do Pan-Americano. A seleção brasileira, uma das favoritas ao título em Toronto, não abriu espaço para zebra e frustrou os donos da casa com um verdadeiro passeio em quadra nesta sexta-feira. O jogo terminou em 34 a 17, com direito a presença ilustre do cantor Toni Garrido na arquibancada.
De olho na Argentina – com quem disputa superioridade em Pan nas últimas edições –, o Brasil integra o grupo A da competição em Toronto ao lado de República Dominicana e Uruguai, além do próprio Canadá. Na próxima rodada do torneio, neste domingo, o time do técnico Jordi Ribera encara os uruguaios.
Na outra chave, estão Argentina, Porto Rico e Cuba. Sem ansiedade pelo clássico com os rivais sul-americanos, o Brasil teve estreia tranquila no handebol masculino. Contra uma seleção que ocupa apenas a 48ª colocação do ranking mundial da modalidade, o time verde e amarelo – 26º na lista – não enfrentou resistência e dominou todas as ações do jogo.
O primeiro tempo já mostrou a superioridade brasileira em quadra. O período terminou com vantagem de 12 gols para a seleção nacional (20 a 8). A segunda etapa mostrou um Brasil ainda melhor, com o placar final apontando 34 a 17.
O destaque brasileiro foi Fernando Pacheco, autor de cinco gols. André Soares, Lucas Candido e Vinicius Teixeira contribuíram com mais quatro bolas na rede para frustrar os anfitriões canadenses.
O técnico Jordi Ribera elogiou o desempenho brasileiro na estreia, mas fez ressalvas. Ele cita que a estreia contra o Canadá serviu para preparar o time para a sequência da competição. "Primeiro jogo importante para colocar os nervos no lugar. Os dez primeiros minutos foram parelhos e depois melhoramos muito", aprovou o treinador, que lembrou a principal dificuldade do time. "Ainda falta erramos menos arremessos na cara do gol".