Bimba tem ouro na mão na vela. É só completar a última regata

Do UOL, em São Paulo

O Brasil está muito perto de conquistar medalha de ouro na classe RS:X masculina da vela nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. Isso porque Ricardo Winicki, o Bimba, precisa apenas completar a última regata, que acontecerá neste sábado (18), a partir de 12h35 (de Brasília).

Caso aconteça, essa será a quarta medalha de ouro consecutiva que Bimba conquistará em Jogos Pan-Americanos. As outras foram em Santo Domingo-2003, Rio-2007 e Guadalajara-2011.

Até o momento, Bimba venceu seis regatas (1, 3, 4, 6, 8 e 9), além de terminar na segunda posição em outras quatro (2, 10, 11 e 12). Com isso, o brasileiro ocupa a primeira colocação com 23 pontos, 12 a menos que o mexicano David Mier, segundo colocado - na vela, a classificação se dá pelo menor número de pontos perdidos.

"A comemoração vai ser só amanhã. Ainda tenho a regata da medalha. Nem sabia dos números quando cheguei aqui. Velejo para mim e para os que me apoiam. Este não é o meu último Pan. Posso estar de cheio de cabelo branco, mas enquanto eu tive muque, for o número um do Brasil e estiver entre os 10 do mundo como acontece há 10 anos vou seguir competindo", afirmou Bimba.

Situação lembra os Jogos Olímpicos de 2004

A boa posição de Bimba para conquistar uma medalha remete ao ocorrido em Atenas, na Grécia, em 2004. Naquela ocasião, o brasileiro chegou com chances de conquistar a medalha de ouro e só uma catástrofe o deixaria sem o bronze, pelo menos. E ela aconteceu.

Na época com 23 anos, Bimba terminou na 17ª posição e viu o britânico Nick Dempsey vencer a última regata. Com isso, o brasileiro acabou caindo para a quarta colocação na classificação geral e deixando Atenas sem nenhuma medalha.

UOL Cursos Online

Todos os cursos