Peruano que quase tirou ouro do Brasil na natação é flagrado no doping
Do UOL, em São Paulo
-
AFP PHOTO/ JIM WATSON
Mauricio Fiol perdeu a medalha de prata
O nadador Mauricio Fiol, do Peru, foi flagrado no exame antidoping da Agência Antidopagem da Organização Esportiva Pan-Americana. A informação foi confirmada pelo Comitê Olímpico Peruano.
De acordo com o comunicado da entidade, o atleta foi flagrado para a substância Stanozolol, esteroide anabolizante. A Wada informou que o nadador ainda tem direito de pedir a contraprova ou apresentar uma apelação a respeito do exame.
Além disso, a agência ainda suspendeu de imediato o resultado final da prova, retirando a medalha obtida e impedindo de participar dos próximos Jogos Pan-Americanos.
Com isso, a medalha de prata fica automaticamente com Zack Chetrat, do Canadá, e o bronze foi para Alec Page, também do país organizador.
O Comitê Peruano ainda informou que esperará a decisão do nadador para tomar medidas e apoiá-lo nesta situação. A entidade lamentou a situação que "afeta o atleta e todos os peruanos".
Fiol foi uma ameaça para Léo de Deus na prova dos 200m borboleta. Ao perceber que ganhou, o brasileiro até arregalou os olhos para ver o resultado, em um gif que ficou famoso.