Maior do Brasil em Toronto quer mais 5kg para empatar com campeão mundial
Daniel Brito
Do UOL, em Toronto (CAN)
O dono da 16ª medalha de ouro do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto é, também, o maior dentre os 590 atletas nacionais que estão no Canadá. Fernando Saraiva Reis, 25, do levantamento de peso, tem 150 quilos distribuídos em 1,85m de altura, mas não está satisfeito.
Logo após a conquista da medalha de ouro na categoria acima de 105kg, na noite de quarta-feira, na cidade de Oshawa, vizinha a Toronto, Reis contou que ainda precisa ganhar mais cinco quilos. O paulistano quer se aproximar do melhor levantador da atualidade, o russo Ruslan Albegov. Ele pesou 156kg no último Mundial, e sagrou-se campeão com 462 na soma do arranco e arremesso.
Na quarta-feira, em Oshawa, Reis alcançou um total de 427, com este resultado, terminaria o Mundial de 2014 em quinto lugar.
Para se aproximar do russo em peso corporal, o paulistano tem apenas uma receita. "Não tem um trabalho de nutrição específico, é o meu treinador que fala para eu comer igual um louco. Ele estipula um peso e fala: 'Come isso se não você não aguenta a carga de trabalho'. Outras vezes já aconteceu de não aguentar. Se eu não tiver com o peso, vou acabar me lesionando", explicou.
Aumentar o peso do corpo não parece ser uma tarefa difícil para Reis. Em relação ao último Pan, realizado em Guadalajara-2011, o levantador estava com 132kg, somou 410kg e também foi campeão continental, a primeira conquista brasileira na modalidade em Pans. Em quatro anos, ele ganhou 18kg, uma média de 4.5 kg por ano.
"A minha expectativa e do meu técnico é pegar uma medalha no Mundial e depois pegar a medalha em 2016. Levantamento de peso é um esporte de médio a longo prazo. A gente está trabalhando para chegar muito bem no Mundial e depois nos Jogos Olímpicos", afirmou o paulistano.