Rodrigo Pessoa será técnico e atleta por países diferentes no Pan
Leandro Carneiro
Do UOL, em São Paulo
-
Arquivo pessoal
Rodrigo irá também como técnico de Emanuel Andrade
Rodrigo Pessoa iria para o Jogos Pan-Americanos de Toronto apenas como técnico do venezuelano Emanuel Andrade. Depois da lesão de Álvaro de Miranda Neto, o Doda, ele foi convocado para representar o Brasil e irá para a disputa no Canadá também como atleta. Apesar disso, o cavaleiro não acha que há um conflito de interesses.
Por meio de sua assessoria de imprensa, o atleta informou que é comum um professor competir contra o aluno no hipismo e ainda ressaltou que a princípio, ele não competirá no Pan, pois ficará na equipe como quinto cavaleiro, na reserva.
"Vamos manter a estratégia de dar chance aos novos conjuntos e minha função principal continuará sendo ajudar a equipe brasileira de fora das pistas Só entro na competição, se algo der errado com algum dos outros cavalos. Tenho certeza que estamos com um time forte com o Pedro Veniss, Marlon Zanotelli, Felipe Amaral e Eduardo Menezes e com chances de brigar pelo ouro. Hoje esta é a melhor equipe que a gente podia esperar", falou Rodrigo.
A Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) disse que a convocação de Rodrigo é para evitar que um problema semelhante a Olimpíada de Londres, 2012, acontecesse.
"O cavalo do Doda se machucou e nós não podíamos correr o risco de não ter um quinto cavaleiro. Aprendemos a lição de Londres, que tivemos problemas a poucos dias do início das provas e não tínhamos substituto. O Rodrigo já estava no Canadá com o Status e o cavalo dele voltou em boa forma e fica à disposição caso haja algum problema com algum outro cavalo da equipe", falou Luiz Roberto Giugni , presidente da CBH.
Rodrigo ficou de fora do Pan por dois motivos, um deles era para poupar seu cavalo que vinha de uma lesão. Mas, de acordo com a assessoria de imprensa do atleta, o animal se recuperou depois da convocação e até chegou a saltar em alguns eventos com o brasileiro.
O cavaleiro estava de férias com sua família no Canadá e seguirá para Toronto no próximo sábado. As competições de salto começarão no dia 21.