Em busca de recorde isolado, Thiago Pereira confirma final nos 200m peito
Do UOL, em São Paulo
-
Satiro Sodre/SSPress
Thiago Pereira se prepara para entrar na água para eliminatória dos 200m peito no Pan
Em sua prova favorita, Thiago Pereira não teve trabalho para confirmar classificação à final nos 200m peito do Pan-Americano de Toronto. Na manhã desta quarta-feira, o nadador garantiu o 5º melhor tempo e busca seu segundo pódio no Canadá a partir das 21h04 (horário de Brasília) para se isolar como maior medalhista brasileiro na competição. Ele terminou sua bateria na segunda posição, com 2min12s89.
Descansado para entrar na água nesta manhã, Thiago participou da primeira série de classificação dos 200m peito. Se poupou muito e chegou na 2ª posição da bateria, atrás do colombiano Jorge Murillo, que igualou o recorde pan-americano da prova ao cravar 2min11s62.
Após o fim das eliminatórias, Thiago Pereira conquistou o 5º melhor tempo e voltará à piscina para tentar buscar a sua 20ª medalha em Pan. O brasileiro Thiago Simon nadou a prova em 2min12s05 e fez o segundo melhor tempo das eliminatórias. Estreante na competição, ele segue para a final ao lado do "xará" mais famoso.
Neste momento, Thiago Pereira é – ao lado de Gustavo Borges – o atleta que mais ganhou medalhas em Jogos Pan-Americanos na história, com 19 pódios. A igualdade neste número veio na terça-feira com o revezamento 4x100m livre do Brasil. Thiago tem 13 de ouros, três pratas e três bronzes.
Depois de ter participado da eliminatória, ele não entrou na água e só teve que ver os colegas Matheus Santana, João de Lucca, Bruno Fratus e Marcelo Chierighini ganharem o ouro na prova.
A melhor marca de todo o Pan é do ginasta cubano Eric Lopez, que tem 22 pódios – são 18 ouros. Até o fim da disputa em Toronto, Thiago Pereira terá a chance de ao menos igualar o recordista em número de medalhas.
Outros brasileiros na piscina
Manuella Lyrio e Larissa Martins conseguiram classificação para a final dos 200m livre. Elas seguem para a disputa por medalhas, às 20h10, como fortes candidatas. Nas eliminatórias, Manuella fez o segundo melhor tempo (1min59s60). Já Larissa apareceu logo em seguida, em terceiro (1min59s62).
Nos 200m livre, mais dois brasileiros estão confirmados na final. Nicolas Oliveira terminou a terceira bateria na segunda posição, com 1min49s51. João de Lucca (1min48s78) também avança para a disputa de medalhas na prova, marcada para as 20h23.
Pamela Souza também representará o Brasil na final, em prova dos 200m peito. Ela terminou a sua bateria com 2min31s14 e entrou na briga por medalhas com o oitavo melhor tempo - a última vaga. Beatriz Travalon ficou fora. A prova acontece às 20h50. Nos 200m costas, mais uma final. Joanna Maranhão nadou sua bateria em 2min12s35 e confirmou o quinto tempo. Luiza Vieira está eliminada.
Nos 200m costas, mais Brasil na disputa por medalha. Leo de Deus fez 2m00s80 e fechou a eliminatória com o quinto melhor tempo. Brandonn Almeida não conseguiu avançar. Às 21h46, Leo de Deus tenta mais um pódio após ser ouro nos 200m borboleta. Para completar a manhã da natação, o Brasil fez o terceiro tempo para a final do revezamento 4x200m livre no masculino.