Bancados pelo Congresso, deputados "verificam instalação de atletas" no Pan

Rodrigo Mattos

Do UOL, em Toronto (CAN)

  • Rodrigo Mattos/UOL

    Ministro do Esporte, George Hilton, e os 3 deputados são recebidos na Vila Pan-Americana

    Ministro do Esporte, George Hilton, e os 3 deputados são recebidos na Vila Pan-Americana

Três deputados federais passaram o final de semana em Toronto para acompanhar o Pan-2015 com despesas pagas pela Congresso. A justificativa da viagem foi entender os preparativos para grandes eventos e verificar as condições em que os atletas brasileiros estão hospedados na Vila do Pan.
    
Membros da Comissão de Esporte da Câmara, Deley (PTB-RJ), Hélio Leite (DEM-PA) e Márcio Marinho (PRB-BA) estiveram de quinta-feira até segunda-feira na cidade canadense, onde ficaram no Hotel Westin Harbour, instalação de 4 estrelas na beira da Baía do Lago Ontário. Entre outras atividades, fizeram visitas à Vila dos Atletas e foram a competições. Todos tinham credenciamento da organização do evento.
 
"Viemos a convite de Nuzman (presidente do COB e do Comitê Rio-2016) e também do Canadá", explicou o deputado Márcio Marinho, que confirmou que a Câmara pagou pelas despesas. "É uma missão oficial. Visitamos várias estruturas. Precisamos saber como estão instalados os atletas brasileiros aqui. A casa do povo não pode deixar de estar representada junto a nossos atletas."
 
Pouco antes dos Jogos, em maio, houve uma audiência pública em Brasília em que o superintendente do COB, Marcus Vinícius Freire, fez uma explicação detalhada sobre os preparativos da delegação brasileira no Canadá. Quem fiscaliza de fato o uso de dinheiro público no esporte olímpico é o TCU (Tribunal de Contas da União), que analisa as contas do comitê.
 
"Viemos para observar o evento e ter um entendimento maior da competição até para podermos fazer nosso trabalho de fiscalização (da Olimpíada-2016)", disse o deputado Deley. "O Pan é um evento preparatório para a Olimpíada. Não tem a mesma grandiosidade, mas serve como referência".
 
Ainda não se sabe qual será o resultado efetivo da comitiva. Em abril, os deputados estiveram nas instalações olímpicas no Rio de Janeiro. Foi produzido um relatório de 14 páginas com uma mera repetição dos dados oficiais sobre obras e sobre a operação dos jogos.
 
O Pan-2015 não é preparatório para a organização da Rio-2016. Na verdade, o comitê organizador mandou poucas pessoas para Toronto, pois a maioria dos planos brasileiros já estão definidos e têm como referência Londres-2012. Fora isso, o Pan tem sido considerado problemático por membros do COB. É, portanto, difícil entendê-lo como referência para o Rio de Janeiro.
 
Durante a visita na Vila do Pan, o UOL Esporte acompanhou parlamentares tirando várias fotos com atletas e com dirigentes esportivos, entrando em lojinhas de souvenirs e fazendo perguntas genéricas sobre a Vila.
 
Ainda não há divulgação do valor gasto com as viagens pelos deputados federais. Com um orçamento mais baixo possível, incluindo estadia no Westin Harabour e passagens mais baratas, sairia, no total, cerca de R$ 20 mil.
 
?Governo federal, prefeitura do Rio e governo do Estado também enviaram representantes ao Pan de Toronto.

UOL Cursos Online

Todos os cursos