Penalber se recupera de derrota surpreendente e conquista o bronze no Pan
Bruno Doro
Do UOL, em Toronto (CAN)
Victor Penalber é um dos atletas mais talentosos de sua geração. Desde garoto, é aposta do judô brasileiro para substituir Leandro Guilheiro, o santista dono de duas medalhas olímpicas – os dois, inclusive, subiram de categoria juntos, dos leves (73kg) para os meio-médios (81kg). Até esta segunda-feira, porém, os resultados em grandes eventos não haviam aparecido.
Mas em Toronto ele ganhou a medalha de bronze dos Jogos Pan-Americanos após vencer por ippon o porto-riquenho Gadiel Miranda. E o brasileiro precisou se superar para subir ao pódio. Hoje sexto colocado do ranking mundial, ele perdeu na semifinal para o cubano Ivan Morales, número 40 da lista. A derrota foi surpreendente, com Victor mostrando cansaço mesmo tendo feito uma luta só no dia, que acabou antes dos 5min (ippon sobre o mexicano Yusef Farah).
"A gente vem sonhando com o ouro. Mas judô ensina a levantar. E eu disse que ia levantar e lutar de novo. Tem que valorizar o bronze. Nem todo mundo tem medalha de Pan. Isso é legal. Saio com gostinho de quero mais. Vou beijar essa medalha e comemorar. Mas assim que chegar em casa vou refazer o sonho para o ouro', contou Penalber após a vitória.
O brasileiro viu seu principal rival nas Américas, o norte-americano Travis Stevens, encarar o cubano na decisão. É a primeira medalha do carioca em grandes eventos. E, para ele, é a esperança que mais podem vir.
Ele precisará mostrar mais resultados. Leandro Guilheiro passou dois anos sem competir, mas está de volta aos tatames. Seu objetivo é a vaga olímpica, que hoje seria de Penalber.