O que valem para 2016 as medalhas que o Brasil ganhou até agora?
Do UOL, em Toronto
Após os primeiros dias de competição, o Brasil acumula 13 medalhas no Pan-2015, sendo 11 em modalidades olímpicas, ocupando a quarta posição no quadro. Esse dado solto, assim, significa pouco para o torcedor que quer entender como a equipe brasileira se sairá na Olimpíada do Rio-2016. Quanto vale cada um desses pódios para o futuro?
Os 11 pódios em esportes que ocorrerão na Olimpíada foram em seis modalidades diferentes. O UOL Esporte contextualiza a seguir cada conquista brasileira ao explicar qual o nível da competição de sua modalidade, e como o foi o desempenho em relação aos melhores.
Judô
Substituta da campeã olímpica Sarah Menezes, Natália Brígida, até 48 kg, ganhou o bronze perdendo para a vice-campeã mundial Paula Paretto. Sua competição teve patamar superior as outras, mas ela ficou atrás. Kitadai, bronze até 60 kg, esteve abaixo de sua expectativa já que é medalhista olímpico. O vencedor do ouro equatoriano Lenin Preciado não está nem entre os 20 primeiros do ranking mundial.
Tiro
Canoagem de velocidade
A prata do Brasil no K4 da canoagem (com quatro canoístas) não permitiria ao time nem superar o último colocado na final de Londres-2012. Os brasileiros cravaram 3min01s869, três segundos superior à Romênia, que ficou na derradeira posição na Olimpíada. O tempo só serveria para arrumar um pódio nos Jogos de 1988, há 27 anos.
Ginástica artística
No caso do bronze da equipe feminina, o Brasil teve uma competição em que só tinha uma adversária que foi finalista do Mundial: os EUA. O Canadá, que também superou as brasileiras, não ficou entre os oito melhores. Assim, as brasileiras mostram estar, neste momento, longe do grupo que brigará por pódios na Rio-2016.
Rúgbi de sete feminino
As mulheres ganharam a medalha de bronze na modalidade: foram superadas por EUA e Canadá. A questão é que as melhores seleções do mundo são da Europa e da Oceania. O Brasil está entre as 10 melhores do mundo, ainda longe do top quatro que briga por medalhas. Será difícil evoluir em um ano a ponto de lutar por pódio na Rio-2016.
Hipismo
A medalha de bronze por equipes no adestramento é pouco significativa no cenário mundial se levarmos em conta que apenas dois dos 20 melhores cavaleiros do mundo estavam envolvidos no Pan. A elite do esporte está na Europa.