Ainda sem ritmo, brasileiro sofre na corrida é 21º no triatlo após liderar

Fabio Aleixo

Do UOL, em Toronto (CAN)

  • HECTOR RETAMAL/AFP

    Crisanto Grajales, do México, se aproxima da linha de chegada em prova de triatlo no Pan

    Crisanto Grajales, do México, se aproxima da linha de chegada em prova de triatlo no Pan

O brasileiro Reinaldo Colucci deu esperanças, mas não manteve o ritmo na fase final da disputa do triatlo no Pan-Americano de Toronto e ficou longe de uma medalha – fechou na 21ª posição. Campeão do Pan em 2011, em Guadaljara-MEX, o atleta chegou a liderar no ciclismo, mas perdeu fôlego e não conseguiu repetir desempenho de quatro anos atrás.

Com dificuldades na última etapa do triatlo, Colucci ficou atrás até mesmo de um compatriota menos cotado. Diogo Sclebin foi o 15º colocado. Já Danilo Pimentel terminou a prova em 22º.

Colucci operou o tendão de aquiles da perna direita em novembro de 2014 e disse estar orgulhoso por ter terminado a prova. 

"Quando fiz a cirurgia, resolvi focar totalmente na Olimpíada. Sabia que o Pan seria muito complicado", explicou o atleta. "Sabia que seria difícil repetir o resultado de Guadalajara, mas completei a prova orgulhoso e feliz porque fiz o meu melhor".

O ouro foi conquistado pelo mexicano Crisanto Grajales, com 1h48min58s, em final muito acirrado. O mexicano bateu Kevin McDowell, dos Estados Unidos, que apareceu logo em seguida com o tempo de 1h48min59s. O mexicano Irving Perez completou o pódio e levou o bronze após 1h49min05s de prova.

A disputa esteve sob controle de Colucci nas duas primeiras etapas do triatlo. Na natação, ele terminou na 21ª colocação, mas se manteve próximo dos principais candidatos. A transição para o ciclismo fez bem ao brasileiro, que se destacou e chegou à liderança. A corrida foi o problema de Colucci, que perdeu fôlego e contato com o pelotão de elite.

"Se estivesse 100%, com certeza eu iria brigar por medalha. Na corrida faltou mesmo força. Faz apenas 12 semanas que voltei a correr. Tenho certeza que de agora em diante vou melhorar ainda mais", comentou o brasileiro.

Colucci perdeu diversas posições na fase final da prova e fechou em 21º, com 1h51min24s. Logo na sequência, cruzou Danilo Pimentel, em 22º e após 1h51min52s. Diogo Sclebin também teve final de prova em baixa e finalizou sua participação no Pan do Canadá em 15º, com 1h50min24s.

O brasileiro, que busca a classificação para a segunda Olimpíada de sua carreira, terá como próximo desafio o evento-teste dos Jogos, que serão realizados no dia 2 de agosto no Rio de Janeiro. A competição vale mil pontos no ranking mundial.

UOL Cursos Online

Todos os cursos