Brasileiro diz que socos de rival motivaram abandono na maratona aquática

Antoine Morel

Do UOL, em Toronto (Canadá)

Samuel de Bona abandonou mais cedo a maratona aquática de 10km que foi disputada neste domingo, no Pan de Toronto. O atleta brasileiro disputava o quarto lugar na prova, mas em uma disputa apertada com um rival quando se envolveu em uma confusão, levou um cartão amarelo e caiu muito na classificação. Segundo ele, dois socos desferidos por um rival motivaram a queda de rendimento e a saída precoce.

"Tomei duas porradas e acharam que fui eu. Tomei cartão por isso ainda. Eu sei quem foi, mas não vou falar para não criar mais confusão", disse Samuel de Bona ao UOL Esporte.

Mais tarde, ele e Luiz Arapiraca, o outro brasileiro na disputa, confirmariam o nome do suposto agressor. O venezuelano Wilder Carreño Mendoza, que terminou a competição no sexto lugar, seria o responsável pela saída de De Bona. 

A disputa entre os nadadores, vale ressaltar, é comum em provas de águas abertas. Quando alguém passa do limite, os árbitros exibem um cartão amarelo como advertência. De Bona foi alertado quando estava na terceira volta, e caiu muito de rendimento depois disso.

"Nem eu entendi. Tomei uma pancada no nariz, isso me desnorteou. Fiquei para trás e não consegui manter meu ritmo de prova. A gente espera que não seja na maldade, mas isso acontece", disse De Bona. 

Além de De Bona, o outro brasileiro na competição foi Luiz Arapiraca, que começou a disputa muito mal, chegou a ocupar a 12ª posição após a segunda volta e terminou no quinto lugar. O vencedor foi Chip Peterson, dos Estados Unidos. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos