Sturmer lidera, é ovacionado e fica perto de ser 1º brasileiro tetra no Pan
José Ricardo Leite
Do UOL, em Toronto (CAN)
O gaúcho Marcel Stürmer está mais próximo de se tornar o primeiro atleta brasileiro da história dos Jogos Pan-Americanos a ganhar uma mesma modalidade por quatro vezes. Neste sábado, no Exibition Center, em Toronto, o patinador teve a melhor nota na apresentação curta (de 2min15s), que vale 25% da nota final.
No domingo, fará a apresentação longa (de 4min10s de duração) e que vale os outros 75% de sua pontuação final. Na primeira apresentação, teve nota agregada de 133,4 pontos, uma nota média de 9,52 por jurado. Ficou seis pontos à frente do segundo colocado, o argentino Aníbal Frare. Marcel foi o mais aplaudido patinador de toda a noite e saiu ovacionado após sua apresentação.
"Agora é esquecer o que aconteceu hoje, o que define mesmo é amanhã. Aqui é só para os juízes terem uma ideia", falou. "Não tem como não sentir uma adrenalina e um frio na barriga em uma competição como essa", falou. "Minha promessa amanhã é dar o meu melhor, não ter medo e ir ao ataque", prosseguiu.
Os velejadores Robert Scheidt e Ricardo Winick, o Bimba, também podem obter o feito do quarto ouro em uma mesma modalidade, mas competirão apenas daqui há uma semana, podendo Marcel ser o pioneiro.
O patinador gaúcho já avisou há algum tempo que essa será sua última edição de Jogos Pan-Americanos, já que a idade para seu esporte está relativamente avançada. É o terceiro mais velho entre os oito competidores, sendo que apenas três têm 30 anos ou completam este ano (caso do brasileiro, que faz aniversário no dia 27 de julho).
Na apresentação curta deste sábado, ele escolheu uma trilha sonora do filme Jogos Vorazes. No domingo, dia que pode definir seu tetracampeonato, irá de Beatles. "Procuro sempre tentar ter uma boa relação com o público, e no Rio, por exemplo, fui com um samba. Quero ter uma relação boa com o público deles e acho que o fato de não ter canadense concorrendo comigo ajudou nesses aplausos", falou.
No feminino, Talitha Haas vai para o domingo com a segunda melhor pontuação após a performance deste sábado. Ela teve 118.2 como nota somada de todos os jurados, mas será difícil a missão de conquistar o ouro. Isso porque a argentina Giselle Soler, atual campeã mundial, foi com 130.