Mansão dos X-Men movimenta cidade-sede do Pan; veja como ela é

Daniel Brito e José Ricardo Leite

Do UOL, em Toronto (Canadá)

Um castelo com aspecto de Europa medieval no meio da cidade de Toronto, sede dos Jogos Pan-Americanos 2015, é obra de um ex-corredor e ícone do esporte canadense. Hoje, a construção serve de casa de shows, museu e até cenário de filmes. A casa que era para ser um sonho "ostentação" realizado não deu muito certo, mas a indústria cinematográfica agradeceu.

Henry Pellatt, que morreu em 1939 aos 80 anos, era um general canadense e um dos principais responsáveis pela chegada de energia elétrica à cidade da América do Norte. Se notabilizava, entre outras coisas, por sua alta aptidão para esforços físicos. Quando tinha 20 anos, em 1879, chegou a ser o recordista mundial de uma milha (cerca de 1,6 km), perdurando no posto por quase dois anos.

Ganhou muito dinheiro nos negócios e serviços militares, até que decidiu investir US$ 3.5 milhões, que em 1911 eram uma quantia astronômica, para construir uma mansão em formato de castelo medieval feita por um dos mais conceituados arquitetos da época, o também canadense E.J Lennox. Tudo para ter a maior residência da América do Norte. Deu a ela o nome de Casa Loma, que em espanhol significa Casa na Colina.

A crise financeira que o esbanjador Pellat viria a ter, no entanto, fez com que vivesse menos de dez anos em seu sonhado lar. Hoje, ela funciona como um dos principais pontos turísticos de Toronto e set de filmagens de filmes com grande sucesso de bilheteria, como a edição de X-Men lançada no ano 2000, o musical Chicago, de 2002, vencedor de seis Oscars, e a comédia O guru do amor, com Mike Myers e Jessica Alba.

A visita à Casa Loma é um dos mais tradicionais passeios turísticos por Toronto. A visita custa 24 dólares canadenses (R$ 60) e atrai muitos turistas. São inúmeros cômodos divididos em três andares, alguns deles com relíquias militares canadenses, do qual Henty Pellat fez parte.

Há também curiosos túneis que fazem interligações entre as várias partes do castelo, que tem uma das mais belas vistas de Toronto, quando se olha de seu jardim. É possível ver todo o centro financeiro e CN Tower, cartão postal de cidade, em meio ao verde do jardim da mansão.

Cidade é cenário de filmes e se passa por NY

Toronto é conhecida por ceder seu espaço para filmes, muitos deles "se passando" por Nova Iorque, em função de taxas e créditos mais em conta cobradas pela prefeitura canadense em relação à cidade americana para ser palco de filmagens.

Curiosamente, a paisagem da cidade, com inúmeros prédios do tipo arranha-céu e até uma praça muito similar à famosa Times Square, deixam alguns pontos muitos parecidos com a ilha de Manhattan.

Outros filmes de sucesso feitos em Toronto foram O incrível Hulk, RoboCop, Círculo de fogo e Em busca da fama em outros dois pontos na metrópole que são usualmente utilizados para produções, muitas delas feitas pela Pinewood Studios, produtora localizada na cidade: a região de Distillery, um charmosa e aconchegante região de bares, restaurantes, lojas e boutiques para compras, além do King Edward Hotel, que também já é utilizado para filmagens. O Distillery foi palco do mesmo X-Men, como em cena da Polônia da década de 1940, nos momentos do surgimento do principal vilão do filme, Magneto.

A Vila Pan-Americana, onde boa parte dos atletas estão alojados está situada em Distillery. Após os jogos, os imóveis serão comercializados pelo governo da cidade de Toronto. A área está bastante valorizada no mercado imobiliário local.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos