Brasil leva campeões mundiais em seis das dez classes da vela no Pan
Do UOL, em São Paulo
-
Thom Touw/Divulgação
A vela do Brasil vai levar uma equipe multicampeã para os Jogos Pan-Americanos de Toronto. Nesta segunda-feira (18), a Confederação Brasileira anunciou os convocados para o evento com campeões mundiais em seis das dez classes que valerão medalha.
Robert Scheidt, dez vezes campeão mundial da classe Laser, e a dupla Martine Grael e Kahena Kunze, atual campeã mundial da 49er FX, são os destaques, mas a lista de campeões é bem maior. Ricardo Winicki venceu o Mundial da classe RS:X masculina em 2007. Alexandre Paradeda levou o Mundial de Snipe em 2001. Claudio Biekarck e Gunnar Ficker venceram na Lightning em 2011. E a tripulação de de J24 já foi campeã mundial quatro vezes.
O time tem, também, uma lista enorme de medalhas em Jogos Pan-Americanos. São 32 pódios entre os 18 atletas convocados. O recordista desta lista é o veterano Biekarck, com oito (um ouro, três pratas e quatro bronzes – seu primeiro Pan foi em 1975, na Cidade do México. Scheidt, dono de cinco medalhas em Jogos Olímpicos, tem quatro em Pans, incluindo uma prata no Rio-2007.
"Tenho muito orgulho de voltar a representar o Brasil no Pan. Tenho ótimas memórias dos Jogos Pan-Americanos. Na minha última participação, em 2007, no Rio de Janeiro, não pude fazer uma boa preparação porque já estava em campanha olímpica na Star. Neste ano, porém, o foco é totalmente na Laser", explica.
Outra atração do time será o coordenador técnico: Torben Grael, dono de cinco medalhas olímpicas, vai acompanhar a equipe em Toronto. "Acredito que temos condições de brigar por pódio em todas as classes, mas claro que não vai ser fácil. Depende muito do momento de cada velejador", comentou. O treinador ainda acrescenta a importância dos Jogos Pan-Americanos no ciclo olímpico de 2016. "É uma etapa importante. No caso da Martine Grael e da Kahena Kunze, por exemplo, dá uma dimensão a elas do que é uma competição assim. Quando chegarem aos Jogos do Rio, já terão essa experiência".
Confira a equipe do Pan:
Laser: Robert Scheidt
Laser Radial: Fernanda Decnop
RS:X masculino: Ricardo Winicki
RS:X Feminino: Patrícia Freitas
49er FX: Martine Grael e Kahena Kunze
Sunfish: João Hackerott
Snipe: Alexandre Paradeda e Lucas Huyer Aydos
Lightning: Claudio Biekarck, Gunnar Ficker e Maria Hackerott
Hobie Cat 16: Claudio Luiz Teixeira e Bruno Oliveira
J24: John King, Daniel Santiago, Alexandre Saldanha e Guilherme Hamelmann