Autor do gol mais importante do Brasil no Pan usa a 10 e é fã de Romário

Do UOL, em São Paulo

O gol mais importante do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto foi marcado com um taco. Quando o atacante Matheus Borges colocou a bolinha no fundo das redes dos Estados Unidos, aos 34 minutos de jogo, ele abriu caminho para a classificação da seleção brasileira de hóquei sobre a grama para as semifinais do Pan. Mas, mais importante do que isso, ele foi fundamental para que o Brasil conseguisse uma inédita classificação para os Jogos Olímpicos.

Matheus, que por duas vezes ganhou o prêmio Brasil Olímpico de melhor jogador de hóquei do país, não foi o herói solitário da seleção brasileira. Como a equipe levou o empate no final do jogo, a definição da vaga para as semifinais do Pan aconteceu apenas no shootout (uma espécie de pênalti cobrado com a bola rolando). Daí brilhou a estrela do goleiro Rodrigo Faustino, que pegou a última cobrança norte-americana e colocou definitivamente o Brasil na Olimpíada.

Apesar de ser o país-sede, o Brasil não tinha vaga garantida na Olimpíada porque ocupa uma posição ruim no ranking da Federação Internacional de Hóquei. A seleção só receberia o convite para jogar no Rio de Janeiro caso ficasse entre os seis primeiros colocados no Pan. Com a vaga na semifinal, o Brasil, que nunca ganhou medalha na modalidade em Jogos Pan-Americanos, vai terminar a competição em Toronto na pior das hipóteses em quarto lugar.

Autor do gol da seleção no tempo normal, Matheus disse ao site oficial do Comitê Olímpico do Brasil (COB) que o seu maior ídolo no esporte é o atacante -e hoje senador- Romário, apesar de ter nascido em 1993, apenas um ano antes da maior conquista da carreira do Baixinho, a Copa do Mundo de 1994.  Mas, diferentemente do craque do futebol, Matheus usa a camisa 10 da seleção brasileira.

Resultado histórico também no tênis de mesa

Não foi só o hóquei sobre a grama brasileiro que conseguiu um feito histórico nesta terça-feira. No tênis de mesa, o Brasil conseguiu pela primeira vez uma medalha de prata por equipes feminina. Até agora, os melhores resultados haviam sido dois bronzes, em Havana-1991 e Winnipeg-1999.

A imagem do dia

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos