Ela é a maior campeã do Pan-15. E não sabe o que quer ser quando crescer

Rodrigo Mattos

Do UOL, em Toronto

Maior medalhista de ouro do Pan-2015, com cinco conquistas, a ginasta Laura Zeng não é simplesmente uma atleta: ela é uma dançaria top de linha. Aos 15 anos, a filha de chineses se divide entre as duas carreiras: persegue o sonho olímpico e frequenta escolas de ballet de alto nível. Claro, as duas atividades são complementares.

Sua carreira no esporte começou aos sete anos quando migrou da dança chinesa que praticava ainda menor. Mas, logo depois, aos 10 anos, iniciou no balé clássico. Seu sonho e estar no topo na Olimpíada do Rio-2016, mas depois não sabe se vai priorizar o esporte.

"Não tenho certeza o que quero fazer quando eu crescer. Só quero prolongar a minha carreira o máximo possível. Quero atingir as minhas metas e depois vou ver para onde eu vou", contou Laura.

Os treinos de ginástica rítimica incluem balé e alongamento. Mas Laura foi mais além e fez uma audiência para a prestigiosa escola de balé Instituto Chatauqua, em Nova York, e foi bem-sucedida. Por lá, treinou por cinco semanas.

"Dança é uma das práticas preferidas. Sinto que posso me expressar na frente do público com a dança", explicou.

Com esporte e a dança em alto nível, ela tem que se desdobrar em treinos diários seis dias por semanas. Às vezes, dorme no carro e come enquanto é transportada de um lugar para outro para recuperar energia. Sua meta agora é a Olimpíada do Rio-2016, onde enfrentará adversárias mais fortes como as russas que a têm batido nas competições de nível mundial. No Pan, suas cinco medalhas foram com folgas.

"Meu all-around foi a minha medalha preferida. Estava tremendo e nervosa", lembrou ela, que admite que seu coração ainda bate mais forte quando entra no tablado. Não à toa já que tem apenas 15 anos.

"Meu sonho é chegar ao Rio. Espero que atingir isso, mas é um passo a cada vez", disse ela. Pode ser um passo no tablado ou no palco.

UOL Cursos Online

Todos os cursos