Dançarino realiza performance durante a festa de encerramento do Pan de Guadalajara
O presidente da Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana), o mexicano Mario Vázquez Raña, falou que o Pan de Guadalajara não seria o melhor da história poucos dias antes do início dos Jogos. Mas o cartola parece ter mudado de ideia. Na cerimônia de encerramento, voltou atrás e reproduziu o discurso clichê e comum após o fim de competições. O Estádio Omnilife foi, então, tomado por um clima ufanista e propício para o sonho mexicano de sediar a Olimpíada pela segunda vez.
O país foi sede da Olimpíada em 1968, na Cidade do México. E existe em Guadalajara o movimento para que a cidade se candidate aos Jogos de 2024.
O Pan de Guadalajara foi oficialmente encerrado às 20h50 (0h50 desta quarta, no horário de Brasília). Pouco antes do fim, o governador de Jalisco, Emílio González, fez discurso seguidas vezes interrompido pelo forte aplauso do empolgado público mexicano. “Falta uma medalha por entregar. Obrigado Jalisco por fazer o Pan a grande festa das Américas. Essa é uma medalha de ouro. É para Jalisco, é para o México. Porque fazendo as coisas certas, agora vamos para as Olimpíadas”, disse o mandatário.
A simples menção ao presidente Felipe Calderón também era suficiente para arrancar gritos e manifestações positivas na arquibancada – em ação que contrasta com as vaias recebidas por Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil na época do Pan do Rio-2007. Mario Vásquez Raña falou depois do governador de Jalisco. O presidente da Odepa fez um discurso um pouco mais longo e cansativo.
Em suas palavras, deixou para trás uma declaração feita na inauguração da Vila Pan-Americana, no último dia 5. “Há muito que digo isso, porque para poder organizar o melhor Pan da história seria preciso superar o Brasil, e não o superamos na organização”, declarou na época. E problemas na residência dos atletas e a inauguração tardia marcaram o Pan de Guadalajara.
Mas no discurso de encerramento, Raña deixou para trás os problemas estruturais e disparou: “Parabéns por fazer o melhor Pan-Americano da história”. As palavras foram recebidas com forte aplauso. Um dos mais entusiasmados da noite. Mais até do que shows e apresentações musicais. Só perdeu mesmo para a entrada dos atletas e para o hino mexicano.
22h35 Goleiro se redime após falha bizarra, e Fortaleza empata com o Grêmio
22h34 Mirassol segue fazendo história, vence o líder e incendeia o Brasileiro
22h33 Como esperado, Palmeiras perde do Mirassol no Maião
22h30 F1 - Piastri defende manobra no S do Senna: "Não posso simplesmente desaparecer"
22h28 Palmeiras para no Mirassol em seu décimo oitavo jogo de invencibilidade
22h27 Mirassol, melhor do Brasil real, faz gordura do Palmeiras durar pouco
22h26 Vitor Roque faz de bicicleta, mas Mirassol vence Palmeiras e ajuda Flamengo
22h26 Mirasssol completa a feliz noite rubro-negra
22h26 Palmeiras mantém desempenho assustador contra o G-6 e perde folga na ponta
22h22 Em dia de italianos, Musetti abre a segunda e Sinner fecha rodada
22h12 EUA defendem os títulos da Davis e BJK Cup Junior, Brasileiros em 9º
22h11 Filipe Luís fala em 'susto' no fim do jogo: 'Que sirva de lição'
22h01 F1: Norris detona críticos que "falam m****" e dedica vitória no Brasil a Gil de Ferran
21h50 F1: Por que Piastri foi punido pelo incidente com Antonelli e Leclerc no GP de São Paulo?
21h48 Vojvoda releva irritação de Neymar: 'Eu prefiro jogadores assim'
Veja o perfil dos atletas brasileiros