UOL Pan 2011 Boxeadora brasileira detona técnico e deflagra crise após Pan sem ouro - 30/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/30/boxeadora-brasileira-detona-tecnico-e-deflagra-crise-apos-pan-sem-ouro.htm
  • Boxeadora brasileira detona técnico e deflagra crise após Pan sem ouro
  • 29/11/2021
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Campeã mundial, Roseli Feitosa (d) foi derrotada na semifinal do Pan de Guadalajara

Campeã mundial, Roseli Feitosa (d) foi derrotada na semifinal do Pan de Guadalajara

30/10/2011 - 12h00

Boxeadora brasileira detona técnico e deflagra crise após Pan sem ouro

Mauricio Stycer
Em Guadalajara (México)

O Brasil ganhou duas pratas e cinco bronzes no boxe, mas a participação da equipe no Pan-2011 será mais lembrada pelo “barraco” protagonizado pela lutadora Roseli Feitosa e o técnico Claudio Aires, que trocaram acusações em Guadalajara sobre a preparação para os Jogos.

Brasileiros no décimo quinto dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no décimo quinto dia do Pan de Guadalajara

Roseli disputou na categoria entre 69kg e 75 kg. Campeã mundial em 2010, era uma boa aposta no Pan. Como havia apenas sete lutadoras, um sorteio a colocou como “bye” e ela entrou no ringue pela primeira vez  direto nas semifinais. E perdeu para a dominicana Yenebier Guillen por 21 a 12, ganhando medalha de bronze sem vencer.

Chorando, Roseli deixou a local da luta sem falar com os jornalistas. Mas o seu técnico, Claudio Aires, foi duro: “Ela não treinou direito. Nós fizemos uma temporada de treinos no Cazaquistão. Na volta, ela ficou em casa duas semanas, sem treinar”.

Indagado sobre as razões que levaram Roseli a não se preparar adequadamente para o Pan, Aires disse apenas: “Ela não quis treinar com a gente. Por quê? Pergunte para ela”.

BRASILEIROS PERDEM PARA CUBANOS

  • Jefferson Bernardes/Vipcomm

    A boa fase de Robson Conceição não resistiu à força do cubano Yasnier Toledo e Yamaguchi Florentino também vai lamentar ter esbarrado em um caribenho. Nas finais do boxe neste sábado, os dois brasileiros que disputavam o título tiveram de se contentar com a prata no Pan de Guadalajara, deixando o país sem ouros na modalidade.

Em email enviado ao UOL Esporte, Roseli colocou mais lenha na fogueira. Disse que a temporada no Cazaquistão foi infrutífera porque Aires não sabia o que fazer.  “Ele nem sabia qual treino iria passar”.

Também acusou o técnico de não saber orientá-la durante as lutas: “Quando eu estava lutando, ele dizia para eu ir para cima da minha adversária, sendo que isso eu já estava fazendo e não estava dando certo. Tanto que eu disse no corner: ‘Vai pra cima, vai pra cima, mas como?’ Desculpe, mas até  quem nunca ouviu falar de boxe iria me mandar ir para cima!!!”

Roseli reconhece que não treinou com o grupo nas últimas duas semanas, como disse Aires. Mas ressalva: “Ele me deu quase uma semana de folga. Mas aí eu vi que não adiantaria estar lá e comecei a treinar com meu marido, que já foi lutador de MMA e entende muito mais que o Claudio de ser técnico.”

O UOL Esporte procurou Claudio Aires na Vila Pan-Americana no sábado. Ele disse que não tinha mais nada a dizer sobre o caso. O chefe da equipe de boxe, Carlos Sorbile, tentou colocar panos quentes. “Os dois falaram de cabeça quente”, disse. “A luta (com a dominicana) não agradou nem a ela nem ao técnico”.

Coordenador-jurídico da Confederação Brasileira de Boxe, Sorbile acrescenta, esperançoso: “Vamos esperar a poeira assentar e ver este problema depois do Pan”. Ele assegura que não proibiu os lutadores e técnicos de comentarem o caso, mas o fato é que o tema virou tabu entre a equipe. O UOL Esporte tentou falar com vários atletas no sábado, durante as finais do boxe, mas nenhum quis se manifestar.

Já Roseli não quer saber de conciliação. “Eu nem sei mais como será agora por diante na seleção.  Posso ser mandada embora. Mas tudo isso é só a resposta que ele mesmo mandou a imprensa me perguntar”.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros