UOL Pan 2011 Após funk no Rio, carateca brasileira comemora medalha com reggaeton mexicano - 30/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/30/apos-funk-no-rio-carateca-brasileira-comemora-medalha-com-reggaeton-mexicano.htm
  • Após funk no Rio, carateca brasileira comemora medalha com reggaeton mexicano
  • 13/05/2021
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Valéria Kumizaki, atleta do caratê, posa para foto após ficar com o bronze no Pan-2011

Valéria Kumizaki, atleta do caratê, posa para foto após ficar com o bronze no Pan-2011

30/10/2011 - 07h00

Após funk no Rio, carateca brasileira comemora medalha com reggaeton mexicano

Gustavo Franceschini
Em Guadalajara (MEX)

Em 2007, no Pan do Rio de Janeiro, Valéria Kumizaki não teve dúvidas quando saiu da competição com a prata: falou em ir a um baile funk na Cidade Maravilhosa. Quatro anos depois, a carateca foi ao pódio de novo e levou o bronze, mas agora promete uma comemoração com reggaeton mexicano.

“É, aqui tem que ser reggaeton, não é? Ainda não temos nada marcado, mas vamos para uma balada com certeza”, disse Valéria, após ser derrotada pela norte-americana Shannon Nishi na semifinal da categoria até 55kg e ficar com o bronze.

O reggaeton é uma espécie de mistura de reggae com hip hop, muito comum em países centro-americanos. No México, a salsa é mais ouvida nas casas noturnas, mas nada que impeça a vontade de Valéria de fazer festa pelo pódio.

A atleta de Presidente Prudente hoje mora Itajaí, em Santa Catarina, onde treina com o incentivo do governo estadual. Só que mesmo com bons resultados e uma estabilidade no caratê, ela ainda sente falta da possibilidade de disputar uma Olimpíada.

“Nós estamos no circuito olímpico, tentando que o esporte entre nos Jogos. Só que acho que isso não vai pegar a minha geração, talvez a dos meus filhos”, disse Kumizaki, que não descarta até mudar de esporte para tirar o sonho do papel.

“Lá onde eu treino tem taekwondo. Eu penso em mudar para tentar ir às Olimpíadas. Quem sabe? Eu já brinquei umas vezes. Só que é bem difícil, porque já tem meninas muito boas no taekwondo”, completou.

Brasileiros no décimo quinto dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no décimo quinto dia do Pan de Guadalajara

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros