UOL Pan 2011 "Isso só mostra o quanto estava focado", diz Kitadai sobre calça borrada - 29/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/29/isso-so-mostra-o-quanto-estava-focado-diz-kitadai-sobre-calca-borrada.htm
  • "Isso só mostra o quanto estava focado", diz Kitadai sobre calça borrada
  • 19/09/2021
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Kitadai conquistou o ouro na categoria até 60kg ao derrotar o mexicano Nabor Castillo

Kitadai conquistou o ouro na categoria até 60kg ao derrotar o mexicano Nabor Castillo

29/10/2011 - 21h41

"Isso só mostra o quanto estava focado", diz Kitadai sobre calça borrada

Bruno Doro
Em Guadalajara (México)

Felipe Kitadai foi ouro nos Jogos Pan-Americanos e quebrou o recorde de conquistas do Brasil no judô. Mas ele ficará marcado por outra coisa. Na semifinal, ele acabou borrando as calças após fazer muita força em um golpe. De calças brancas, o incidente estomacal acabou aparecendo na TV em rede nacional. O judoca, porém, pouco se importou com a repercussão.

Brasileiros no décimo quinto dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no décimo quinto dia do Pan de Guadalajara

“Isso não é muito importante, não”, disse, inicialmente. Depois de pressionar um pouco mais, porém, ele aceitou falar um pouco mais do assunto: “Foi um sinal de que estou focado. Mesmo com esse incidente eu consegui manter o foco e buscar o meu objetivo. O meu objetivo é entrar e ganhar. Não entrei para ficar preocupado com o que estava vestindo”.

O que ele estava vestindo, porém, importava. Ele entrou para a final de branco, mesma cor que usou na vitória fatídica sobre o norte-americano Aaron Kumihiro. A parte de cima do quimono era a mesma, mas a parte de baixo teve de ser emprestada. Quem aceitou abrir mão das calças brancas foi Sarah Menezes, que lutou a sua decisão do bronze de azul.

O tom sério que o campeão pan-americano dos ligeiros deu ao incidente, porém, não se repetiu com os colegas de equipe. “Eles já estão me zuando um pouco, sim. Mas tudo bem”, disse o judoca.

Brincadeiras a parte, o ouro de Kitadai acaba com a seca do Brasil nos ligeiros. A última vez que o país foi campeão pan-americano foi com Sérgio Pessoa, em 1987. Desde o ano passado, o técnico da seleção, Luiz Shinohara, um dos maiores pesos ligeiros que o país já teve, começou a fazer um trabalho específico com os atletas da categoria para melhorar os resultados.

O ouro de Kitadai é a primeira grande conquista desse trabalho. “É o reconhecimento. Você trabalha, busca todo dia e continuar caindo, não te anima. Mas quando você acerta... O caminho é muito duro, mas o final recompensa. Eu vou me esfolar muito mais para conseguir algo maior”, analisou Kitadai.

APÓS BORRAR A CALÇA, FELIPE KITADAI É OURO E BRASIL QUEBRA RECORDE

Felipe Kitadai vai se lembrar para sempre deste sábado. Após a semifinal mais insólita dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, com direito a calças ?borradas? por problema estomacal, ele derrotou, na final da categoria até 60 kg, o mexicano Nabor Castillo, para levar o sexto ouro do Brasil no México. Com a medalha, a equipe brasileira selou a melhor competição da história do país em Jogos Pan-Americanos.

Em quatro dias, o Brasil subiu ao lugar mais alto do pódio em seis categorias, superando os Pans de Indianápolis-1987 e Santo Domingo-2003

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros