UOL Pan 2011 Velocista cria aparelho inspirado em biga do filme Ben-Hur e 'rouba' lugar do cavalo - 28/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/28/velocista-cria-aparelho-inspirado-em-biga-do-filme-ben-hur-e-rouba-lugar-do-cavalo.htm
  • Velocista cria aparelho inspirado em biga do filme Ben-Hur e 'rouba' lugar do cavalo
  • 20/04/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
28/10/2011 - 10h00

Velocista cria aparelho inspirado em biga do filme Ben-Hur e 'rouba' lugar do cavalo

Alexandre Sinato
Em Guadalajara (México)
  • Sandro Viana criou um aparelho chamado Ben-Hur, inspirado nas bigas usadas no filme homônimo

    Sandro Viana criou um aparelho chamado Ben-Hur, inspirado nas bigas usadas no filme homônimo

“Os velocistas brasileiros ficam atrás nos primeiros 30 metros, mas depois são iguais aos velocistas do mundo inteiro.” A constatação é do veterano Sandro Viana, brasileiro inscrito em quatro provas do atletismo no Pan do México. Incomodado com tal cenário, ele criou um aparelho chamado Ben-Hur, inspirado nas bigas usadas no filme homônimo.

Nas bigas que foram usadas em combate na Antiguidade, dois cavalos puxam o “carrinho”. No projeto de Sandro Viana, ele substitui os animais justamente para treinar a força necessária no arranque das provas de velocidade. Pessoas podem subir em seu aparato para tornar o exercício ainda mais difícil.

“O brasileiro é sempre criativo. Pensei nesse aparelho vendo Ben-Hur. Preciso só terminá-lo, mas neste ano não tive tempo. Ele está em Manaus, mas o cara que vai montá-lo não entendeu algumas partes. Isso vai me custar uns R$ 1,3 mil, mas vou doá-lo para meu técnico usar com todos os atletas”, avisou.

Brasileiros no décimo terceiro dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no décimo terceiro dia do Pan de Guadalajara

A “biga” de Sandro Viana é apoiada em quatro rodas de bicicleta, para não prejudicar as pistas de atletismo. A ideia também tem uma pitada de adaptação. No passado, o velocista viu uma moto ser usada no treino de atletismo.

“O Jayme Netto [treinador aposentado depois de escândalo de doping] usava uma moto para que os atletas a empurrassem, com gente em cima. No meu aparelho, a ideia é puxá-lo. Um cinto o prenderá na cintura e no ombro.”

Sandro pretende colocar Ben-Hur em ação em 2012, já pensando na preparação para as Olimpíadas de Londres. Antes, contudo, ele tem que se preocupar com a prova que ainda lhe resta no Pan. Sétimo colocado na final dos 200 m na última quinta, ele competirá no revezamento 4x100 m nesta sexta. A chance de uma medalha de ouro é real.

Ele e Bruno Lins Tenório foram poupados nas eliminatórias do revezamento e têm presença assegurada na final. "Os Estados Unidos também estarão reforçados, mas temos que esquecer os adversários. Podemos quebrar o recorde sul-americano. Temos o peso dos três títulos [o Brasil ganhou o revezamento desde 1999], mas faremos isso virar motivação".

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros