Lipe, Gustavo e Wallace vibram após ponto brasileiro na vitória contra a Argentina
28/10/2011 - 21h53
Brasileiros do vôlei evitam repetir vexame de compatriotas e vão à final do Pan
Maurício Stycer Em Guadalajara (México)
Como fez com as seleções de futebol e basquete, o Brasil não trouxe a sua melhor equipe de vôlei para o Pan de Guadalajara. Mas, ao menos, os jogadores comandados pelo técnico Rubinho não deram vexame como os compatriotas, que sequer chegaram às semifinais, e conseguiram um lugar na decisão do torneio depois de vencer a Argentina por 3 a 1 (26-28, 27-25, 25-22 e 25-15), no Complexo Pan-Americano de Voleibol.
Com a maior parte da torcida a favor, o Brasil disputou a semifinal com um time pouco conhecido pelo torcedor brasileiro. Nomes como Éder, Lipe, Thiago, Wallace, Mario e Renato, além dos mais famosos Bruno e Gustavo, suaram para vencer os argentinos.
Sem conseguir encaixar bons saques, o Brasil sofreu no primeiro set. A Argentina chegou a abrir três pontos de vantagem e liderou até o fim, vencendo por 28 a 26. Lipe começou errando muito no ataque e também na recepção e no saque. Wallace foi um dos poucos destaques no período, tanto na saída de rede quanto no saque, mas acabou cometendo um erro feio no ponto que deu o set aos argentinos.
O saque continuou não entrando, mas o Brasil melhorou um pouco no segundo set, vencido com dificuldade por 27 a 25. Gustavo apareceu mais, pelo meio e Wallace continuou eficiente na saída de rede. Os argentinos também erraram mais. O Brasil chegou a marcar 19 a 11, mas com erros seguidos de Lipe e Thiago e um “apagão” geral a Argentina chegou a empatar em 22 a 22.
No terceiro set, Rubinho tirou Lipe e colocou Renato, mas ele igualmente teve dificuldades em superar o bloqueio argentino. Ainda assim, o Brasil errou menos que a Argentina e liderou o set do início ao fim. Com boas atuações de Gustavo e Eder a equipe marcou 25 a 22, virando o jogo.
Na quarta parcial, a seleção brasileira entrou embalada e com moral após a virada, e teve mais facilidade para vencer. Com o saque entrando e o bloqueio funcionando, a equipe chegou à segunda parada técnica com 16 a 8. Sem reação, os argentinos abusaram dos erros e facilitaram o trabalho dos comandados de Rubinho, que fecharam o set em 25-15 e o jogo em 3 a 1.
O Brasil não trouxe as suas principais estrelas para Guadalajara porque julgou que o torneio poderia atrapalhar a preparação para a Copa do Mundo, competição que será realizada em novembro, no Japão, e que dá três vagas na Olimpíada de Londres, em 2012
O adversário do Brasil na final do Pan será Cuba, que venceu um duelo emocionante contra o México: 3 sets a 2, parciais de 25-21, 25-27, 28-30, 25-15 e 17-15.