Martinez e Guilherme Hubner disputam bola na derrota brasileira pelo Pan
28/10/2011 - 17h51
Brasil erra muito e está fora da disputa de medalhas no basquete do Pan
Mauricio Stycer Em Guadalajara (México)
Depois do futebol, o basquete. Com uma atuação inesperada no final de uma partida na qual chegou a ter 20 pontos de vantagem, a seleção masculina perdeu para a República Dominicana por 85 a 77 e não se classificou para as semifinais dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Agora o Brasil, que havia vencido as últimas três edições do torneio, vai disputar o 5º lugar no México.
Assim como aconteceu no jogo de quinta-feira contra os Estados Unidos, a seleção brasileira levou a virada após abrir uma boa vantagem. Nesta sexta, o Brasil liderou o placar até os 6min40 do último quarto, quando os dominicanos passaram à frente e acabaram abrindo uma diferença de oito pontos nos últimos três minutos da partida.
Comentarista pela TV Record, o ex-jogador Oscar Schmidt não teve o resultado esperado em sua primeira participação pela emissora e acabou não conseguindo se conter após a eliminação brasileira.
Com apenas um titular (Guilherme) e mais três jogadores (Marcelinho Machado, Benite e Nezinho) que participaram da vitoriosa campanha no Pré-Olímpico, o Brasil teve muitas dificuldades no Pan. Ganhou do fraco Uruguai, mas perdeu para o time C dos Estados Unidos e esta tarde da República Dominicana.
Contra os caribenhos, o Brasil errou muito no primeiro quarto, em especial os arremessos de três pontos, e saiu perdendo por 20 a 19. Com a entrada de Felicio, a equipe melhorou no segundo quarto, contando ainda com a ajuda dos dominicanos, que desperdiçaram muitos ataques, e virou a partida para 40 a 33.
No terceiro quarto, as equipes mantiveram o ritmo de erros e acertos e o placar terminou 69 a 56 a favor da seleção brasileira. O mesmo problema ocorrido na partida contra os Estados Unidos, quando chegou a abrir 17 pontos e perdeu com diferença de 11, voltou a assombrar o Brasil no último quarto.
Errando mais do que o normal, a seleção viu a República Dominicana, empurrada pela torcida mexicana, encostar no placar. Faltando 3min29, os dominicanos empataram o jogo em 72 a 72. E 15 segundos depois, viraram a partida.