UOL Pan 2011 Campeão mundial, Everton perde clássico contra cubano e Brasil fica com dois bronzes - 25/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/25/campeao-mundial-everton-perde-classico-contra-cubano-e-brasil-fica-com-dois-bronzes.htm
  • Campeão mundial, Everton perde clássico contra cubano e Brasil fica com dois bronzes
  • 19/09/2021
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Brasileiro Everton Lopes em ação no Pan de Guadalajara; baiano ficou com o bronze

Brasileiro Everton Lopes em ação no Pan de Guadalajara; baiano ficou com o bronze

25/10/2011 - 23h05

Campeão mundial, Everton perde clássico contra cubano e Brasil fica com dois bronzes

Gustavo Franceschini
Em Guadalajara (México)

O brasileiro Everton Lopes, atual campeão mundial na categoria meio-médio ligeiro (até 64 kg), teve uma luta dura e está fora da disputa pelo ouro. Nesta terça, o baiano perdeu para o cubano Roniel Iglesias, bronze em Pequim, em 2008, e ficou só com o bronze em Guadalajara. A luta foi um clássico entre os dois últimos campeões mundiais do peso e acabou em 18 a 9 para o cubano.

Brasileiros no décimo primeiro dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no décimo primeiro dia do Pan de Guadalajara

Iglesias liderou as ações desde o início do primeiro round e foi bem agressivo. Everton se manteve vivo no combate, apesar da forte torcida contra, e ameaçou em contragolpes. No primeiro round, saiu perdendo de 8 a 5, distância que mostrou-se segura para o caribenho.

O segundo giro já mostrou um rival mais cansado. Iglesias chegou inclusive a tropeçar e ir para a lona, mas a arbitragem manteve a diferença em seu favor, com 12 a 7. No desespero, Everton ainda tentou a virada no último assalto, mas não foi o suficiente para conquistar uma vaga na final, confirmando assim seu bronze.

"Ele usou uma estratégia de bater na guarda que estavam marcando. Faz parte. É ruim [perder no Pan após o título mundial], mas não foi para um qualquer. Foi um ex-campeão mundial", disse Everton Lopes após o combate. 

O resultado é pior do que o conquistado pelo brasileiro há quatro anos, no Pan do Rio de Janeiro. Na ocasião, Everton foi prata após perder a decisão para o também cubano Ugas Yordenis.

Iglesias vai encarar Valentino Knowles, de Bahamas, que bateu o venezuelano Jesus Hernandez na outra semifinal por 11 a 6. O brasileiro, apesar da luta difícil, era o favorito no torneio por ter conquistado o título mundial da categoria no último mês, em Baku, no Azerbaijão, na primeira vez em que o Brasil ficou com o ouro na competição.

Robenilson de Jesus, o outro brasileiro a competir nesta terça-feira, também não teve sorte. O lutador teve um duelo árduo contra o dono da casa Oscar Valdez  por uma vaga na decisão da categoria até 56kg, mas se viu atrás no placar em todos os rounds e não teve forças para conseguir a virada. O combate acabou em 23 a 10 para o mexicano.

O mexicano iniciou o combate empolgado pelo calor da torcida e, apesar de Robenilson estar atento à defesa, conseguiu boas sequências e fez o árbitro abrir a contagem preventiva. O giro acabou com larga vantagem de Valdez, com 7 a 2.

No segundo assalto, o brasileiro melhorou de produção, mas viu o mexicano manter seu posicionamento mais ofensivo. A superioridade do dono da casa foi ainda maior no giro seguinte e, muito cansado, Robenilson ficou impossibilitado de conseguir uma virada no placar do embate.

Só de chegar à semifinal, Robenílson superou sua campanha do Pan de 2007, no Rio de Janeiro, quando saiu da competição sem medalha.

"Foi bom. Eu já esperava um adversário difícil. Mas foi uma boa campanha. Vou aprender cada vez mais, inclusive agora após essa derrota", disse Robenílson. 

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros