UOL Pan 2011 Brasil troca gritos de Bernardinho por paz e tecnologia de Rubinho pela 1ª vez - 25/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/25/brasil-troca-gritos-de-bernardinho-por-paz-e-tecnologia-de-rubinho-pela-1-vez.htm
  • Brasil troca gritos de Bernardinho por paz e tecnologia de Rubinho pela 1ª vez
  • 25/04/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Sem Bernardinho, seleção brasileira está mais light com o assistente Rubinho (d)

Sem Bernardinho, seleção brasileira está mais light com o assistente Rubinho (d)

25/10/2011 - 07h07

Brasil troca gritos de Bernardinho por paz e tecnologia de Rubinho pela 1ª vez

Roberta Nomura
Em Guadalajara (México)

A vitoriosa estreia da seleção brasileira masculina de vôlei no Pan de Guadalajara teve uma figura distinta no banco de reservas. Um homem dez anos mais jovem e com cabelos escuros segurava um iPad. Mas a maior diferença estava mesmo na postura. Nada de berros e puxões na camisa. No lugar de Bernardinho, um tal de Roberley Leonaldo. O assistente Rubinho assumiu a condição de titular pela primeira vez na equipe principal no torneio das Américas.

BRASIL DESFIGURADO VENCE A ESTREIA

  • Luiz Pires/VIPCOMM

    Quem olhar de longe pode até duvidar que é a seleção brasileira masculina de vôlei que está em quadra. A camisa amarela e o samba na arquibancada viram, então, boas referências para não haver confusão. Com as estrelas poupadas para a Copa do Mundo, o mais próximo da equipe principal que se encontrará no Pan de Guadalajara será Bruninho e Gustavo. Mesmo desfigurado, o time verde-amarelo conseguiu estrear com vitória tranquila sobre o Canadá por 3 a 0 (25-17, 25-13 e 25-13).

Desde 2006, as pessoas veem este homem de 42 anos ao lado de Bernardinho nas principais conquistas da seleção brasileira. No Pan de Guadalajara, Rubinho assume a responsabilidade de comandar a equipe enquanto o técnico oficial foca o trabalho para a Copa do Mundo – competição que será realizada em novembro no Japão e que dá três vagas para a Olimpíada de Londres-2012.

Na primeira experiência, Rubinho se comportou de forma bem diferente de Bernardinho. Andou de um lado para o outro com um iPad na mão e o radinho no ouvido. Ele passou várias informações a seus atletas durante a vitória por 3 a 0 sobre o Canadá, mas sem os habituais gritos do técnico ‘titular’. “O jogo foi mais tranquilo e eu não precisei intervir. Como técnico você está com o emocional mais aflorado. O assistente tem mais que abastecer com informações. A pressão é maior sobre o treinador e a grande diferença tem a ver com perfis de atuação”, explicou o atual treinador.

Rubinho tem 100% de autonomia na seleção no Pan de Guadalajara e é ele que escala o time, por exemplo. A comunicação com o técnico Bernardinho deve ser feita somente após cada partida. “Continua tudo a mesma coisa, o trabalho bem conjugado”, explicou. Esta é a primeira vez que o treinador assume o time principal. “Aconteceu uma vez, mas era diferente. Na Polônia, quando ele machucou o pé, eu tive que fazer. Mas foi um dia, aqui é a competição inteira”.

Rubinho passou quase todo o tempo de pé ao lado da área delimitada. Balançou a cabeça em sinal de aprovação ou reprovação de jogadas. Mesmo em uma bola duvidosa, ele manteve a calma. O árbitro marcou condução em defesa de Mário Júnior. O próprio líbero reclamou e Gustavo até levantou do banco para protestar. O técnico acompanhou atento, mas apenas aplaudiu a decisão de voltar o ponto. O iPad o abasteceu com informações e números em tempo real nos dois primeiros sets, mas ele continuou com a tradicional comunicação via rádio com o restante da comissão técnica .

Brasileiros no décimo dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no décimo dia do Pan de Guadalajara

“Foi bem tranquilo. No terceiro set, Rubinho teve seu lado Bernardinho. Não começamos bem e o Canadá ficou na frente. Ele deu aquela chamada para voltarmos para o jogo. Na verdade, os dois se completam. Rubinho é um grande treinador”, analisou o veterano Gustavo, que conhece bem Bernardinho e o assistente-técnico. Com o técnico de 42 anos no banco, o Brasil volta à quadra às 16h (horário de Brasília) desta terça-feira contra Porto Rico.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros