UOL Pan 2011 Cortada do Pan, esgrimista brasileira diz que usou substância proibida durante crise de asma - 24/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/24/cortada-do-pan-esgrimista-brasileira-diz-que-usou-substancia-proibida-durante-crise-de-asma.htm
  • Cortada do Pan, esgrimista brasileira diz que usou substância proibida durante crise de asma
  • 19/04/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
24/10/2011 - 16h31

Cortada do Pan, esgrimista brasileira diz que usou substância proibida durante crise de asma

Do UOL Esporte
Em São Paulo

No último sábado, a esgrimista brasileira Taís Rochel foi cortada no Pan de Guadalajara após testar positivo em um exame antidoping que apontou a presença do medicamento Berotec, que é um bronco-dilatador, indicado para o tratamento de pacientes com doenças respiratórias. A atleta brasileira alegou que recorreu ao medicamento após uma crise de asma muito forte.

“Eu viajo bastante para competir e essas variações de clima e ambiente são desfavoráveis para pessoas com doenças respiratórias. Nesse período detectei que tenho uma doença crônica (asma). Durante a viagem para Porto Alegre eu sofri uma crise muito forte e, nesse momento, me vi obrigada a recorrer ao remédio, sem pensar no que isso acarretaria. Sou muito bem orientada pelos médicos do Clube Pinheiros e da Confederação Brasileira de Esgrima, mas em uma situação de emergência, cometi essa falha. Estou muito triste, mas com a consciência tranquila, já que sei que não agi de má-fé ou para me beneficiar na competição”, afirmou Taís em comunicado enviado a imprensa pelo Esporte Clube Pinheiros.

Ainda segundo a nota oficial, Rochel recebeu o diagnóstico de asma há três anos e utilizava o medicamento “Aerolin” para o tratamento. Porém, a esgrimista optou pelo “Berotec” durante uma de suas crises, já que o medicamento seria mais eficaz.

O Esporte Clube Pinheiro afirma no comunicado, que juntamente com a Confederação Brasileira de Esgrima, trabalha na defesa da atleta e que o objetivo é conseguir que a esgrimista participe do Pré-Olímpico da modalidade, em abril do próximo ano, visando os Jogos Olímpicos de Londres-2012.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros