UOL Pan 2011 Com Robson, Julião e Myke, Brasil já garante seis medalhas no boxe em Guadalajara - 24/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/24/com-robson-juliao-e-myke-brasil-ja-soma-seis-medalhas-no-boxe-em-guadalajara.htm
  • Com Robson, Julião e Myke, Brasil já garante seis medalhas no boxe em Guadalajara
  • 19/06/2021
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Robson Conceição (de azul) venceu sua luta de quartas de final

Robson Conceição (de azul) venceu sua luta de quartas de final

24/10/2011 - 17h29

Com Robson, Julião e Myke, Brasil já garante seis medalhas no boxe em Guadalajara

Bruno Doro
Em Guadalajara (México)*

O Brasil garantiu três medalhas nesta segunda-feira no torneio de boxe dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Robson Conceição (60 kg), Myke Carvalho (69 kg) e Julião Neto (52 kg) se juntam a  Everton Lopes (até 64kg), Robenílson de Jesus (até 56kg) e Roseli Feitosa (75 kg), que já tinham garantido pódio na competição.

BRASIL APELA CONTRA DESCLASSIFICAÇÃO DE FLORENTINO

Na última luta de brasileiros do dia, Florentino Yamaguchi acabou desclassificado por golpe baixo contra o dominicano Felix Valera. "Ele foi mais ator do que lutador. Não foi golpe baixo nada. Nem o juiz achou. Tanto que abriu contagem e só parou a luta quando ele colocou a mão lá embaixo", disse o brasileiro. A delegação do Brasil já entrou com recurso, que já está sendo analisado. O resultado sai em cerca de uma hora.

Com seis medalhas asseguradas (os atletas estão na semifinal e, no boxe, não há disputa de terceiro lugar), o Brasil está atrás das oito que ganhou no Pan do Rio, em 2007. O único revés da noite foi a desclassificação de Yamaguchi Falcão, depois de golpe baixo desferido contra o dominicano Felix Alvarez.

O combate mais marcante do dia foi de Robson Conceição, que venceu o norte-americano Toka Kahn-Clary por 21 a 6 e avançou às semifinais na categoria até 60kg. Na comemoração, ele levantou um cartaz pedindo a namorada, Érika, em casamento. Robson disputa vaga na final com Angel Suarez, de Porto Rico.

O brasileiro começou a luta melhor e conseguiu abrir 7 a 2 no primeiro round. No segundo período, Conceição consolidou seu domínio e ampliou ainda mais a vantagem, deixando o placar em 18 a 5. Com a dianteira, ele apenas administrou a luta no terceiro round e fechou com a vitória por 21 a 6.

Antes de Robson, Julião Neto, que estreou no Pan já nas quartas de final, passou pelo salvadorenho Jhon Nelson Corona. O placar foi 25 a 5 (8-2, 8-1 e 9 a 2). Na semi ele enfrenta o dominicano Dagoberto Arias.

Já Myke Carvalho passou pelo chileno Patricio Villagra na maior vitória, por pontos, do Pan até agora. Ele venceu por 30 a 8, apesar de o juiz ter aberto contagem na metade do segundo round. "Eu acertei um golpe, ele também me acertou, mas eu escorreguei por causa do meu golpe, não pelo dele. Mas o juiz entendeu que deveria abrir contagem. Mas tudo bem. Consegui continuar em um bom ritmo e, no fim da luta, acelerei para mostrar que estava bem", explicou o paraense.

 
Brasileiros no décimo dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no décimo dia do Pan de Guadalajara

*Atualizada às 22h47

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros