UOL Pan 2011 Brasileira perde ritmo, fica com o bronze no triatlo e sai carregada no fim - 23/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/23/brasileira-perde-ritmo-no-fim-mas-fica-com-o-bronze-no-triatlo.htm
  • Brasileira perde ritmo, fica com o bronze no triatlo e sai carregada no fim
  • 09/12/2019
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Pâmella Oliveira completou a prova com muitas dificuldades no Pan

Pâmella Oliveira completou a prova com muitas dificuldades no Pan

23/10/2011 - 13h08

Brasileira perde ritmo, fica com o bronze no triatlo e sai carregada no fim

Alexandre Sinato
Em Puerto Vallarta (México)

A brasileira Pâmella Nascimento ficou quase todo o tempo entre as primeiras colocadas no triatlo e chegou a abrir vantagem na liderança na parte final do ciclismo. No entanto, ela não suportou o ritmo e o forte calor. Caiu de rendimento e se esforçou para ficar com o bronze na prova deste domingo com o tempo de 2h00min32, no último dia de disputas na subsede da litorânea Puerto Vallarta. O desgaste foi tanto que, assim que cruzou a linha de chegada, a brasileira desabou e precisou ser carregada.

Brasileiros no nono dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no nono dia do Pan de Guadalajara

"No final eu não sentia uma perna. Quando cruzei a linha de chegada, não conseguia levantar o braço. Apenas dei um grito de desabafo e caí. Agora já me recuperei, mas senti muita náusea e muita tontura", declarou a brasileira. 

A corrida, de fato, é a parte mais deficiente da prova de Pâmella. Ex-nadadora, ela chegou até a tentar índice na natação em edição passada dos Jogos Pan-Americanos. Mesmo assim, longe de ser apontada como favorita, ela conseguiu um importante resultado.

"Sabia que a chilena era muito forte na corrida, ela era uma das favoritas da prova. Estou muito feliz por estar na festa das medalhas. Foi um dia perfeito, acho que foi minha melhor prova", comemorou. 

Foi na corrida que Pâmella deu os maiores sinais de desgaste, indicando os problemas para seu técnico. A sete quilômetros do final, quando já estava em segundo lugar e vendo a distância para as demais diminuir, apareceram incômodos musculares e sinais de desidratação.

A prova foi vencida pela norte-americana Sarah Haskins (1h57min37). A chilena Barbara Riveros ficou com a prata (2h00min23), depois de uma forte recuperação no atletismo. A outra brasileira que disputou a prova, Flavia Fernandes, ficou na 13ª colocação.

Com 24 anos, Pâmella começou no triatlo em 2007, quando foi convencida por atletas da modalidade durante seus treinos de natação. Ela, inclusive, começou a se aventurar na piscina por questões médicas.

* Atualizada às 14h06

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros