Meninas do pólo aquático brasileiro comemoram vitória contra o México na estreia
Puxões, contato físico ao extremo, toucas boiando, partes mais íntimas à mostra e muita natação. A primeira vitória brasileira feminina no polo aquático dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara teve direito a tudo isso e um pouco mais. Em um jogo bem pegado, o Brasil venceu o anfitrião México por 8 a 5 neste domingo. A maioria dos gols sofridos pela equipe verde-amarela foi de pênalti.
O duelo começou equilibrado e bem pegado. Puxões para os dois lados, mas sem confusão. O primeiro tempo de oito minutos terminou empatado por 2 a 2. O México abusou do erro de pontaria e a defesa brasileira permitiu bons ataques anfitriões – parado com falta. Os quatro primeiros gols mexicanos, aliás, saíram em pênaltis.
O Brasil terminou a primeira metade do jogo com apenas um gol de vantagem. A tranquilidade na partida foi conquistada no terceiro período com vitória parcial de 2 a 0 (7 a 4), em um balde de água fria na quente torcida mexicana. Logo no início do último quarto, a equipe verde-amarela marcou mais um e calou o Centro Aquático. O silêncio durou pouco. O México marcou seu primeiro tento com bola em jogo e reanimou as arquibancadas.
Mas a reação parou por aí e, mesmo com arbitragem controversa, o Brasil venceu por 8 a 5. "Jogar na casa do adversário é sempre complicado, qualquer coisinha a gente já vai achar que o árbitro deu uma ajudada. Não dá para ter certeza, mas pareceu [que ajudaram]. Mas a gente conseguiu contornar, jogou com muita raça e conseguiu vencer", falou Cecília Canetti.
Seleção masculina estreia vencendo a Argentina
A seleção brasileira masculina de polo aquático também começou bem nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara e derrotou a Argentina por 10 a 8 após ter conseguido abrir vantagem ainda no primeiro quarto da partida. Com o resultado, o Brasil se iguala aos Estados Unidos na liderança do grupo B.
*Atualizado às 21h20
Veja o perfil dos atletas brasileiros