UOL Pan 2011 País sem medalha, Aruba traz um quinto de todas as suas praticantes de nado sincronizado ao Pan - 22/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/22/pais-sem-medalha-aruba-traz-um-quinto-de-todas-as-suas-praticantes-de-nado-sincronizado-ao-pan.htm
  • País sem medalha, Aruba traz um quinto de todas as suas praticantes de nado sincronizado ao Pan
  • 28/03/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Equipe do nado sincronizado de Aruba durante apresentação no Pan de Guadalajara

Equipe do nado sincronizado de Aruba durante apresentação no Pan de Guadalajara

22/10/2011 - 10h00

País sem medalha, Aruba traz um quinto de todas as suas praticantes de nado sincronizado ao Pan

Bruno Doro
Em Guadalajara (México)

Aruba é uma pequena ilha do Caribe com pouco mais de 100 mil habitantes. E nunca conquistou uma medalha. A sua principal aposta era o nado sincronizado. Por isso, trouxe aos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara um quinto de todas as pessoas que praticam nado sincronizado no país. Achou o número estranho? Não precisa.

Apesar de ser um dos esportes de maior destaque do país em Guadalajara-2011, o nado só é praticado por 40 pessoas na ilha. Como a equipe que está no México tem nove pessoas, mais de 20% de todo o universo de praticantes da modalidade foi convocado.

“É verdade que não somos muitas. Mas é um país pequeno e ainda não temos muitas atletas. Apesar da classificação para o Pan, devemos ter apenas 40 atletas, de diferentes idades e níveis”, conta Alexandra Torres, de apenas 14 anos.

Ela participou da competição por equipes, com direito a maiô com estampa de leopardo e trilha sonora do “Rei Leão”, em que terminaram em sexto lugar – mas apenas seis times disputaram o Pan. No dueto, as arubanas tiveram mais destaque. Nikita Pablo e Anouk Eman terminaram em oitavo, mas superaram as duplas de Costa Rica e Uruguai.

Além do time de nado, Aruba tem mais oito atletas na delegação. No ciclismo BMX, Bryan Elisabeth foi último. No taekwondo, Nigel Ras perdeu na estreia da categoria até 58kg e . Na natação, Daniella van der Berg parou nas eliminatórias dos 200 m e 400 m medley, Allyson Ponson ficou em sexto lugar nas finais B dos 50 m e 100 m livre e Jordy Groters foi quinto na final B dos 200 m peito.

Quem ficou mais perto de conquistar uma medalha até agora foi Stuart Smit, outro do taekwondo. Na categoria até 80 kg, ele venceu Jahmar Jean-Marie, das Ilhas Virgens, mas perdeu para Stuardo Solorzano, da Guatemala, nas oitavas de final. Resta saber, agora, se as duas últimas arubanas que vão competir, Kamilah Dammers e Thashaina Seraus, no boliche individual e em duplas, vão conseguir, finalmente, o primeiro pódio do país em Pans.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros