Emerson Duarte por pouco não levou o bronze na pistola de 25 m
22/10/2011 - 18h28
Após confusão, brasileiro fica em 4º na pistola de 25 m e Brasil fecha o Pan com 6 medalhas
Do UOL Esporte Em São Paulo
O paulista Emerson Duarte era a última esperança de conquistar a 7ª medalha no tiro esportivo, e superar a marca alcançada em Havana-1991, e repetida em Mar Del Plata-1995. O atleta chegou até a final da pistola de 25 m, mas terminou a competição em 4º lugar. O búlgaro naturalizado americano, Emil Ivanov Milev, levou o ouro, e ainda quebrou o recorde Pan-Americano. A prata foi para o cubano Juan Francisco Perez, e o bronze para o venezuelano Franco Di Mauro.
Mas ao final da competição, a organização da prova se enrolou com a contabilização dos pontos, e chegou a dar o bronze para o brasileiro. Minutos depois eles voltaram atrás novamente na decisão e confirmaram o venezuelano em 3º lugar. O outro atirador brasileiro que disputava a categoria terminou em 10º lugar.
O brasileiro poderia ter ficado com a medalha se a delegação nacional fosse mais ágil. O Brasil protestou após a prova contra uma irregularidade feita pelo cubano. Os organizadores, entretanto, rejeitaram o protesto, dizendo que ele deveria ter sido feito no momento da irregularidade.
Nas finais das outras modalidades disputadas neste sábado 22, o Brasil não teve nenhum representante na briga por medalhas. Na carabina de 50 m 3 posições feminina, Roberta Cabo terminou a competição na 19ª posição, e Rosane Ewald em 21º.
No skeet masculino, Wilson Zocolote Júnior ficou em 14º lugar, enquanto José Pedro Costa foi o último (28º) colocado.