Rogério Dutra Silva prepara saque contra o equatoriano Julio Cesar Campozano
21/10/2011 - 22h02
Dutra passa sufoco, mas consegue vitória e tenta sexto ouro brasileiro no tênis do Pan
Do UOL Esporte Em São Paulo
O paulista Rogério Dutra Silva conquistou nesta sexta-feira a vaga na final dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara para buscar o sexto ouro do Brasil no individual masculino da competição, o terceiro consecutivo após os triunfos de Fernando Meligeni em Santo Domingo-2003 e Flávio Saretta no Rio-2007. O brasileiro vai enfrentar o colombiano Robert Farah na decisão no sábado às 19h (de Brasília)
Número 116 do ranking mundial, Dutra Silva bateu o equatoriano Julio Cesar Campozano (399º), algoz de João Souza na primeira rodada do Pan e que já havia o vencido em julho pelo challenger de Manta, no Equador, mas desta vez o brasileiro vingou o revés para vencer por 2 sets a 1, com parciais de 6-4, 6-7(5-7) e 7-5, indo para a sua primeira final de Jogos Pan-Americanos.
Bronze ao lado de Joana Cortez há quatro anos, Teliana Pereira não conseguiu repetir o feito ao lado de Vivian Segnini nas duplas femininas do Pan em Guadalajara e perdeu de virada por 2 sets a 1, com parciais de 6-7, 6-4 e 10-6 para a parceria colombiana Catalina Castaño/Mariana Duque.
O brasileiro começou a partida impondo o seu ritmo e com uma quebra teve tranquilidade no primeiro set para comandar os pontos até o momento em que sacou para definir a parcial e precisou se safar de duas chances de quebra para conseguir fechar.
Como no primeiro set, Campozano teve duas chances de quebra no saque de Dutra Silva quando fecharia o jogo, o brasileiro salvou, mas cedeu outra com um e com uma bola na rede o rival igualou a parcial. Depois de evitar três vezes a perda do set, o brasileiro levou a disputa para o tie-break.
Na disputa do game de desempate, um erro de Campozano ajudou o brasileiro a abrir vantagem de um mini-break. Com três duplas-faltas cometidas, Rogério Dutra Silva acabou perdendo a disputa do segundo set depois de ter ficado a dois pontos de vencer. Depois de cometer três dupla-faltas, Dutra Silva perdeu o segundo set depois de ter chegado a contar com 5 a 3 a favor no placar.
Após um início sem quebras até o oitavo game da partida, o tenista brasileiro teve seu serviço quebrado em um momento crucial e viu Julio Cesar Campozano sacar para fechar o jogo. Mas o equatoriano também teve problemas para confirmar e permitiu a virada, ficando para a disputa do bronze com o dominicano Victor Estrella.
O Brasil já conquistou cinco medalhas de ouro no tênis individual masculino dos Jogos Pan-Americanos e jamais ficou com a prata quando teve um tenista na final. Ronald Barnes venceu em São Paulo-1963, Thomas Koch em Winnipeg-1967 e Fernando Roese em Indianápolis-1987, além de Fernando Meligeni em Santo Domingo-2003 e Flávio Saretta-2007.