UOL Pan 2011 Dutra passa sufoco, mas consegue vitória e tenta sexto ouro brasileiro no tênis do Pan - 21/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/21/dutra-passa-sufoco-mas-consegue-vitoria-e-tenta-sexto-ouro-brasileiro-do-tenis-em-pan.htm
  • Dutra passa sufoco, mas consegue vitória e tenta sexto ouro brasileiro no tênis do Pan
  • 27/09/2021
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Rogério Dutra Silva prepara saque contra o equatoriano Julio Cesar Campozano

Rogério Dutra Silva prepara saque contra o equatoriano Julio Cesar Campozano

21/10/2011 - 22h02

Dutra passa sufoco, mas consegue vitória e tenta sexto ouro brasileiro no tênis do Pan

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O paulista Rogério Dutra Silva conquistou nesta sexta-feira a vaga na final dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara para buscar o sexto ouro do Brasil no individual masculino da competição, o terceiro consecutivo após os triunfos de Fernando Meligeni em Santo Domingo-2003 e Flávio Saretta no Rio-2007. O brasileiro vai enfrentar o colombiano Robert Farah na decisão no sábado às 19h (de Brasília)

Número 116 do ranking mundial, Dutra Silva bateu o equatoriano Julio Cesar Campozano (399º), algoz de João Souza na primeira rodada do Pan e que já havia o vencido em julho pelo challenger de Manta, no Equador, mas desta vez o brasileiro vingou o revés para vencer por 2 sets a 1, com parciais de 6-4, 6-7(5-7) e 7-5, indo para a sua primeira final de Jogos Pan-Americanos.

BRASILEIRAS PERDEM DISPUTA DO BRONZE

  • Divulgação/VIPCOMM

    Bronze ao lado de Joana Cortez há quatro anos, Teliana Pereira não conseguiu repetir o feito ao lado de Vivian Segnini nas duplas femininas do Pan em Guadalajara e perdeu de virada por 2 sets a 1, com parciais de 6-7, 6-4 e 10-6 para a parceria colombiana Catalina Castaño/Mariana Duque.

O brasileiro começou a partida impondo o seu ritmo e com uma quebra teve tranquilidade no primeiro set para comandar os pontos até o momento em que sacou para definir a parcial e precisou se safar de duas chances de quebra para conseguir fechar.

Como no primeiro set, Campozano teve duas chances de quebra no saque de Dutra Silva quando fecharia o jogo, o brasileiro salvou, mas cedeu outra com um e com uma bola na rede o rival igualou a parcial. Depois de evitar três vezes a perda do set, o brasileiro levou a disputa para o tie-break.

Na disputa do game de desempate, um erro de Campozano ajudou o brasileiro a abrir vantagem de um mini-break. Com três duplas-faltas cometidas, Rogério Dutra Silva acabou perdendo a disputa do segundo set depois de ter ficado a dois pontos de vencer. Depois de cometer três dupla-faltas, Dutra Silva perdeu o segundo set depois de ter chegado a contar com 5 a 3 a favor no placar.

Após um início sem quebras até o oitavo game da partida, o tenista brasileiro teve seu serviço quebrado em um momento crucial e viu Julio Cesar Campozano sacar para fechar o jogo. Mas o equatoriano também teve problemas para confirmar e permitiu a virada, ficando para a disputa do bronze com o dominicano Victor Estrella.

O Brasil já conquistou cinco medalhas de ouro no tênis individual masculino dos Jogos Pan-Americanos e jamais ficou com a prata quando teve um tenista na final. Ronald Barnes venceu em São Paulo-1963, Thomas Koch em Winnipeg-1967 e Fernando Roese em Indianápolis-1987, além de Fernando Meligeni em Santo Domingo-2003 e Flávio Saretta-2007.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros