UOL Pan 2011 Brasileira do BMX sofre acidente e é a 4ª atleta do país a ir para o hospital no Pan - 21/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/21/brasileira-do-bmx-sofre-acidente-e-e-a-4-atleta-do-pais-a-ir-para-o-hospital-no-pan.htm
  • Brasileira do BMX sofre acidente e é a 4ª atleta do país a ir para o hospital no Pan
  • 27/09/2021
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
21/10/2011 - 13h08

Brasileira do BMX sofre acidente e é a 4ª atleta do país a ir para o hospital no Pan

Mauricio Stycer e Lello Lopes
Em Guadalajara (México) *

A ciclista Squel Stein, de 20 anos, sofreu um acidente nesta sexta-feira na primeira bateria do BMX dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Ela bateu a cabeça no chão e foi levada para um hospital da cidade para realizar alguns exames.

Brasileiros no sétimo dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no sétimo dia do Pan de Guadalajara

"A gente está aguardando o que aconteceu, mas ela está consciente. Está tudo sobre controle, só querem fazer alguns exames. O tombo dela foi muito feio. E no bicicross não pode ter erro", disse José Luiz Vasconcellos, presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), que acompanha a prova.

"Ela caiu na primeira volta da primeira bateira e disse que bateu com a cabeça muito forte. Caiu sozinha, provavelmemnte foi mal na entrada da rampa", completou Paulo Pussieldi, técnico da equipe brasileira de BMX.

Segundo o médico do COB, João Olyntho, a ciclista teve uma "queda importante", mas está lúcida. "Os primeiros exames não acharam nada. Vamos fazer outros exames, mas ela está aparentemente bem", falou o doutor, que disse que a atleta foi encaminhada para o hospital Real de San Jose.

Pouco tempo depois, Squel realizou uma tomografia completa na coluna cervical, que não acusou nada. A ciclista ainda vai ficar no hospital em observação mais algumas horas antes de ir para a Vila Pan-Americana.

Squel é a quarta atleta brasileira a ir ao hospital no Pan de Guadalajara. O caso mais grave foi o da jogadora de vôlei Jaqueline, que sofreu uma concussão e uma fratura cervical logo no primeiro dia de competições. A atleta foi cortada da seleção e voltou ao Brasil. Na noite desta quinta, acompanhou de casa a conquista da medalha de ouro na final contra Cuba.

Os outros casos foram menos sério. O ginasta Carlos Pala precisou passar por alguns exames após cair de uma altura de cerca de 4,5 metros do trampolim. E o nadador César Cielo fez uma rápida visita ao hospital por se sentir indisposto na noite da cerimônia de abertura. Apesar do atleta e de seu técnico negarem a informação, a passagem de Cielo pelo centro médico foi confirmada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

* Atualizada às 14h02

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros