UOL Pan 2011 Com medo de saltar, brasileira do BMX recebe orientação por e-mail e fica em 6º - 21/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/21/brasileira-do-bicicross-tem-medo-de-saltar-e-recebe-orientacao-do-tecnico-por-e-mail.htm
  • Com medo de saltar, brasileira do BMX recebe orientação por e-mail e fica em 6º
  • 29/03/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Sexto lugar no Pan na prova de BMX, Naiara Silva estranhou a pista de Guadalajara

Sexto lugar no Pan na prova de BMX, Naiara Silva estranhou a pista de Guadalajara

21/10/2011 - 15h32

Com medo de saltar, brasileira do BMX recebe orientação por e-mail e fica em 6º

Mauricio Stycer
Em Guadalajara (México)

Sexta colocada no BMX, sigla que designa as competições de alto nível do bicicross, Naiara Silva festejou o resultado como “ótimo”. A paulista nunca havia competido numa pista com rampas tão altas e tem medo de saltar. “Preciso trabalhar isso”, contou ao final da disputa, vencida pela colombiana Mariana Pajon.

“As pistas no Brasil não são assim”, conta Naiara. “Lá, consigo levar. Mas em nível de supercross mundial, não dá.” As rampas na pista de Guadalajara tinham cinco metros de altura. "A pista é de muito salto e eu não salto. Tenho medo".

Brasileiros no sétimo dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no sétimo dia do Pan de Guadalajara

Campeã brasileira em 2011 e liderando o Campeonato Paulista, Naiara treina em São José dos Campos, onde vive, sob a orientação de um técnico que mora em Floresta (PE). “Ele me orienta por e-mail”, diz Naiara, que tem 19 anos. “O técnico sabe do meu medo de saltar, mas não trabalha em cima disso”.

O dia não foi bom para os brasileiros no BMX,. No feminino, além de Naiara, a equipe contava com Squel Stein, mas a ciclista se acidentou na primeira rampa da primeira bateria e foi levada de ambulância ao hospital San Jose, em Guadalajara.

Segundo o médico João Olyntho, do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Squel sofreu “uma queda importante”, mas felizmente não teve nenhuma contusão séria. Submetida a um exame completo, não foi constatada nenhuma lesão nem na cabeça nem na coluna.

No masculino, o resultado foi igualmente desapontador. Deivlin Balthazar não conseguiu chegar à final, ficando na semifinal. E Renato Rezende terminou em quinto lugar.

Ambos também estranharam a pista, mas não a culparam pelo resultado. Rezende, o atleta com mais possibilidades, sofreu uma luxação no ombro há três semanas, durante etapa da Copa do Mundo, nos Estados Unidos. Os médicos disseram que ele poderia disputar o Pan, sem riscos, mas o acidente o deixou sem treinar e com muita dor.

“Minha meta era chegar à final. Gostaria de ganhar medalha, mas sou muito jovem”, disse. Aos 20 anos, o ciclista passou quatro meses na Suíça, treinando, e é um dos três atletas que ainda buscam vaga para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Carioca, Rezende mora em Poços de Caldas, onde treina. “Não tem pista no Rio“, lamenta.

Já Balthazar é um dos atletas mais experientes em atividade.  Estranhou a configuração da pista, com rampas muito altas, e teve algum receio na disputa. “Tenho 32 anos, já não dá para saltar como antes”. O ciclista mora em Americana (SP), onde diz haver uma boa pista, mas com rampas mais baixas.

O ciclista faz um trabalho social importante na cidade, dando aulas de bicicross para meninos e meninas da Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais). Também está envolvido em projetos de difusão do bicicross entre jovens. Há 13 anos na elite do BMX, Balthazar coleciona nove títulos brasileiros e nove paulistas, além de um sul-americano.

O americano Evan Connor Fields ficou com o ouro no BMX, seguido do também americano James Nicholas Long (prata) e do colombiano Andres Eduardo Jimenez (bronze). No feminino, o ouro foi da colombiana Mariana Pajon, seguida pela americana Arielle Martin (prata) e pela argentina Maria Gabriela Diaz (bronze).

 

 

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros