Restaurante mais rápido do mundo do Guinness Book está em Guadalajara, sede do Pan
A recepcionista faz apenas um gesto, o garçom interpreta o sinal e já se posiciona. Ao sentar na mesa, o cliente já tem boa parte do pedido servido. Do momento da escolha da reportagem do UOL Esporte até a chegada do prato passaram-se 22 segundos. A dinâmica se repete com todos que entram no Karne Garibaldi, eleito o restaurante mais rápido do mundo pelo Guinness Book. Agora, o homem mais veloz das águas está em Guadalajara, cidade do serviço gastronômico mais veloz, e tenta superar o 'novo rival' nesta quinta-feira ao nadar os 50 m livre.
Dos 20 nadadores inscritos na prova mais rápida da natação, somente dois teriam condições de superar o desempenho do restaurante mais rápido do mundo, segundo a lista de entradas. E ambos são brasileiros. Cesar Cielo está ranqueado no Pan com seus 21s52, enquanto Bruno Fratus tem a marca de 21s76. Os demais iniciam as eliminatórias, a partir das 13h (horários de Brasília), com tempos superiores ao do atendimento oferecido ao UOL Esporte.
Na verdade, o recorde registrado pelo Guinness Book de serviço completo de refeição é de apenas 13,5 segundos, em feito homologado em 31 de agosto de 1996. O restaurante ainda alardeia a rapidez, mas não repete a marca no dia a dia. “A média de atendimento é de 30 a 45 segundos. Se fizermos em um minuto, nos atrasamos demais”, ponderou Apolonio López, supervisor há sete anos de uma das cinco unidades do Karne Garibaldi.
O lugar ganhou notoriedade desde a divulgação do recorde mundial e passou a ser frequentado por políticos e artistas locais. A unidade Plaza Del Sol, por exemplo, tem capacidade para 350 pessoas e recebe cerca de 700 pedidos em dias de semana e 1.500 aos sábados e domingos. Mesmo com o local cheio, López assegura que é possível fazer o atendimento em alta velocidade. “Quanto mais lotado, mais acelerados somos. A adrenalina nos faz ser ainda mais rápidos”, explicou.
No último mês, o restaurante se preparou para receber muitos turistas, já que Guadalajara é sede dos Jogos Pan-Americanos. Antes mesmo do início do torneio, o movimento cresceu 10%. A expectativa, segundo López, é de aumento de até 60% durante a competição que termina no dia 30. E a ideia é manter a velocidade máxima dos 56 funcionários da unidade. “Temos um filosofia diferente dos restaurantes comuns, que servem primeiro a bebida e as entradas. Nós já chegamos com o prato principal e, depois, levamos a bebida”, disse.
A eficiência no serviço é atribuída a um sistema à base de mímicas. Quando alguém chega, a recepcionista já sinaliza o número de mesas a serem atendidas. Os garçons vão em direção ao cliente e já colocam na mesa os acompanhamentos: tacos, tortillas, guacamole, cebolas e frijoles (pasta de feijão). A pessoa só tem o trabalho de escolher o tamanho do prato principal: uma carne picada. A partir deste momento, começa a contagem. A reportagem do UOL Esporte foi atendida em 22 segundos.
“Só abandonamos a mímica quando chega um ônibus com muitas pessoas de uma vez. A recepcionista grita aqui logo. E já vamos preparando os garçons e acionamos o pessoal da cozinha para fazer mais carne e montar mais pratos e agilizar tudo antes mesmo do ônibus estacionar”, contou Apolonio López. A carne é a especialidade e o restaurante mais rápido do mundo não trabalha com artigos congelados. “O McDonald’s é fast food e serve o combo já pronto em sete minutos. Aqui todos os pratos têm que ser servidos antes de 1min”, ratificou.
Veja o perfil dos atletas brasileiros