UOL Pan 2011 'Azarão' brasileiro conquista medalha de bronze e favorito chora no tiro - 20/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/20/luiz-fernando-da-graca-leva-o-bronze-na-fossa-olimpica-dupla.htm
  • 'Azarão' brasileiro conquista medalha de bronze e favorito chora no tiro
  • 16/12/2018
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Luiz da Graça exibe a medalha de bronze conquistada na fossa olímpica dupla

Luiz da Graça exibe a medalha de bronze conquistada na fossa olímpica dupla

20/10/2011 - 17h49

'Azarão' brasileiro conquista medalha de bronze e favorito chora no tiro

Maurício Stycer
Em Guadalajara (MEX)

Numa competição em que se esperava muito do paulista Filipe Fuzaro, que vai representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres, outro paulista, Luiz Fernando da Graça, surpreendeu e ficou com a medalha de bronze na fossa dupla depois de acertar todos os tiros na prova final. Com essa medalha, o Brasil coroa uma boa campanha no Pan, totalizando uma medalha de ouro e quatro de bronze.

Brasileiros no sexto dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no sexto dia do Pan de Guadalajara

Fusaro foi apenas o décimo colocado. “Fiquei muito triste. Chorei”, disse. O atirador conquistou vaga para Londres no final de 2010, na Copa América de tiro, realizada no Rio. Há três meses, trocou de espingarda, visando a Olimpíada. “Seria uma surpresa muito grande eu  ter ficado entre os três primeiros. Mas foi uma surpresa grande ter ficado tão atrás”, disse.

Já Luiz Fernando da Graça chorou de emoção e alegria ao concluir a etapa final de 50 tiros com nenhum erro. É a primeira vez em sua carreira que consegue este feito. O atirador chegou à final em quinto lugar e, com seu desempenho perfeito, ultrapassou dois atiradores que haviam se classificado com resultado melhor.

“Meu pai, que é meu técnico, me ajudou muito. Ele não veio para o Pan, mas me orientou por telefone. Dizia: ‘concentra, concentra, faz o que você sabe.’ Foi uma final perfeita”, disse.  “Muita gente tem preconceito com o tiro. Mas é um esporte que traz muita alegria. Veja a alegria que estamos conseguindo”, disse, eufórico com o seu incrível desempenho na final.

A prova final de fossa dupla teve ainda outro ingrediente de emoção. O americano Walton Glenn Eller ficou a um tiro do recorde mundial, batido pelo chinês Binyuan Hu, em 2009, com 196 pontos. Eller chego u à final com 147 pontos em 50 possíveis. Se conseguisse uma série perfeita de 50 tiros, batia o recorde. Errando um tiro, igualava a marca de Hu. Mas errou dois e assinalou 195 pontos.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros