Apesar do bronze, Thiago Pereira segue na "briga" com Hoyama pelo recorde de ouros
A expectativa era grande em torno de Thiago Pereira. Ele teve sua primeira chance de igualar o recorde de dez ouros em Pans de Hugo Hoyama, mas frustrou: não subiu ao lugar mais alto do pódio nos 200 m peito, nesta terça-feira, e criou mais um capítulo da disputa pessoal entre os dois ao ficar só com o bronze. O mesatenista tem apenas mais uma chance de título, enquanto o nadador ainda disputará outras quatro provas em Guadalajara com chances reais de ser campeão.
Thiago foi o nadador com a melhor saída na prova e bateu na frente os primeiros 50 m, com 29s89. Tales Cerdeira passou em terceiro, mas logo caiu de posições, enquanto o favorito conservava seu posto na liderança. Apertado nos 50 metros finais, o brasileiro acabou deixando os rivais norte-americanos o superarem nas últimas braçadas.
Sean Mahoney ficou com a medalha de ouro, com o tempo de 2min11s62, ao lado do compatriota Christopher Burckle (2min12s60). Já Thiago fechou em 2min13s58, com Tales em quinto.
"Foi bom. É claro que a gente sempre quer ganhar, mas não dá para ser sempre. Estou satisfeito. Fui ao meu limite. Dei o máximo de mim e hoje não deu", afirmou Thiago, comentando também sua disputa com Hoyama. “Ainda tenho quatro provas, então é muito Pan-Americano para mim ainda.”
Hugo Hoyama chegou a Guadalajara com nove ouros em seis participações – foi até homenageado por isso e desfilou na cerimônia de abertura com a bandeira brasileira em mãos. O paulista sabe que deve perder o posto de recordista para Thiago Pereira, mas fez sua parte. O décimo ouro dele em sete Pans foi conquistado na segunda-feira – o Brasil venceu a Argentina na final por equipes do tênis de mesa.
No mesmo dia, Thiago Pereira caia na piscina em sua pior prova para conquistar seu terceiro ouro em Guadalajara, o nono em três participações em Pans. A igualdade poderia acontecer nesta terça. O nadador até se poupou pela manhã nas eliminatórias, mas não conseguiu o ouro . Agora, tem nova chance de igualar o mesatenista (que só tem mais uma chance de medalha) já nesta quarta-feira, quando disputa os 200 m medley – uma de suas especialidades.
Thiago Pereira ainda nadará os 200 m costas e os revezamentos 4x100 m medley e 4x200 m livre. Além da disputa saudável com Hoyama, o nadador tem um desafio pessoal de superar o próprio desempenho em um único Pan. No Rio-2007, ele conquistou oito medalhas (seis ouros, uma prata e um bronze).
Entre os fundistas dos 1.500 m, o brasileiro Lucas Kanieski ficou com a quinta colocação nesta terça-feira, cerca de 11 segundos atrás do vencedor. O ouro foi mais uma vez para um norte-americano, com Arthur Frayler, em dobradinha com o compatriota Ryan Feeley.
Veja o perfil dos atletas brasileiros