Felipe Lima e Felipe França se cumprimentam após dobradinha dos 100m peito no Pan
O Brasil faturou neste domingo sua primeira dobradinha nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México. O feito foi de dois xarás: Felipe França e Felipe Lima, respectivamente. Os brasileiros dominaram os 100m peito e conquistaram ouro e prata, em mais um bom resultado para o país na piscina.
Favorito ao passar pelas eliminatórias com o melhor tempo, Felipe repetiu o domínio na prova para bater na frente e ficar com o título com o tempo de 1min00s34.
O xará Felipe Lima foi bem nas braçadas finais para "roubar" a prata dos concorrentes, numa disputa forte com os norte-americanos, como era esperado.
"(Deus) me deu fôlego para que acabasse a prova", afirmou Felipe França, à Record, exausto com o esforço. "Nem pensei na dor, nem pensei em nada, só em chegar. Vi que estava na frente e fui para o ouro."
Já Felipe Lima se mostrou contente com o resultado, mas não escondeu que queria tomar o ouro do xará e compatriota. "Foi uma dobradinha do Brasil, deu tudo certo. Fizemos uma prova forte e sabíamos que os norte-americanos vinham bem. Não deu para ganhar. Infelizmente não deu. Parabéns para o Felipe França", disse o medalhista de prata.
Os dois haviam obtido bom desempenho nas eliminatórias e avançaram com os primeiro e quarto tempos – França (1min0071) e Lima (1min02s24). E encerraram suas participações individuais com atuação de gala. Agora, apenas um deles será o titular no revezamento 4x100 m medley.
Apesar da vitória, o tempo de Felipe França ainda não é suficiente para um bom resultado em Mundiais e Jogos Olímpicos. No Mundial deste ano, com este tempo, o brasileiro avançaria à semifinal, mas não chegaria à decisão nos 100m.
Veja o perfil dos atletas brasileiros