UOL Pan 2011 Longe dos plantões de emergência, atleta do squash trata até parceiras de seleção - 13/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/13/longe-dos-plantoes-de-emergencia-medica-do-squash-trata-ate-parceiras-de-selecao.htm
  • Longe dos plantões de emergência, atleta do squash trata até parceiras de seleção
  • 20/04/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
13/10/2011 - 18h50

Longe dos plantões de emergência, atleta do squash trata até parceiras de seleção

Gustavo Franceschini
Em Guadalajara (México)

Mariana Pontalti está em sua segunda edição dos Jogos Pan-Americanos, mas o squash está longe de ser seu único trabalho. Médica em tempo quase integral no Rio Grande do Sul, a atleta conta como se divide entre o esporte e os plantões de emergência do hospital e como ajuda a tratar até suas parceiras de seleção.

A paixão pelo esporte pouco popular veio cedo. Mariana pratica squash por influência dos familiares desde os sete anos. Aos 15, decidiu passar uma temporada na Nova Zelândia para estudar e treinar mais forte. Com o passar do tempo, no entanto, começou a dedicar-se mais à medicina.

Hoje, aos 29 anos, ela é uma espécie de “faz-tudo” na emergência de um hospital público em Montenegro (RS). Clínica geral, ela conta que atende desde traumas até partos. “Uma vez eu estava descansando no plantão e me ligaram dizendo que uma mulher estava tendo o bebê em frente ao hospital. Aí eu perguntei: e o que que eu faço?”, conta a atleta gaúcha, que pretende estudar para a residência em neurologia após o Pan de Guadalajara.

Na seleção, a profissão já lhe rendeu diversos momentos curiosos. Na seletiva para a competição no México, Marina Costa, hoje companheira de Mariana na seleção, cortou ao boca ao levar uma raquetada.

“Ela estava sangrando muito e todos estavam desesperados procurando um médico. Eu cheguei e fui ajudar, e quase não me deixaram, porque não sabiam que eu era médica. Aí fui acalmá-la, pedi uma toalha e gelo e deu tudo certo”, diz Mariana, que também foi ajudar anônimos a serviço da seleção.

“Eu estava em Lima, no Peru, voltando de uma competição. Aí no aeroporto começaram a pedir ajuda de um médico. Foi engraçado porque eu estava sem o papel da imigração, e a confusão me ajudou a entrar no avião normalmente”, conta a atleta, que diz que o caso em questão era de um senhor que voltava de Macchu Picchu sentindo-se mal e desidratado depois de dias de problemas estomacais.

Em Guadalajara, Mariana entrará em quadra já no próximo sábado, quando começam as competições de squash. A equipe brasileira está na cidade treinando sem folga desde o último sábado. Nesta quinta, a trupe vai ter seu primeiro tempo livre para comemorar o aniversário de Vinicius Costa, que faz  28 anos.

Preparação dos atletas para o Pan-2011
Preparação dos atletas para o Pan-2011

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros