UOL Pan 2011 Magnano ignora risco de basquete não ocorrer no Pan e sonda 'atletas olímpicos' - 12/09/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/09/12/magnano-ignora-risco-de-basquete-nao-ocorrer-no-pan-e-sonda-atletas-olimpicos.htm
  • Magnano ignora risco de basquete não ocorrer no Pan e sonda 'atletas olímpicos'
  • 28/03/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Magnano andou sondando atletas da seleção sobre chances de jogar o Pan

Magnano andou sondando atletas da seleção sobre chances de jogar o Pan

12/09/2011 - 12h00

Magnano ignora risco de basquete não ocorrer no Pan e sonda 'atletas olímpicos'

Daniel Neves
Em Mar del Plata (Argentina)

O principal objetivo da seleção brasileira para esta temporada já está alcançado, mas o técnico Rubén Magnano não quer saber de descanso. Com a vaga nas Olimpíadas de Londres-2012 assegurada, o treinador iniciou o planejamento para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara e fez sondagens aos atletas para saber se poderá contar com o grupo completo no México.


“Ele comentou conosco, mas agora precisamos ver como está o calendário com a Liga Sul-Americana. Precisa ver um pouco como está a situação dos clubes, que a gente tem que respeitar”, disse o ala-pivô Guilherme Giovannoni. “No fim das contas, são eles que pagam o nosso salário e temos que chegar a um acordo que seja bom para todo mundo”.

Após a derrota para a Argentina na decisão do Pré-Olímpico das Américas, Magnano deixou o ginásio Ilhas Malvinas sem conceder entrevista aos jornalistas. De acordo com a assessoria da CBB, uma lista formada por 20 nomes deve ser divulgada nos próximos dias para o Pan-Americano, composta apenas por atletas que atuam no país.

O interesse de Magnano de contar com um time forte em Guadalajara contrasta com o momento de indefinição que a modalidade vive para o próximo Pan-Americano. Por causa de uma disputa política no esporte mexicano, o basquete pode ficar de fora da competição continental apesar das tentativas de intervenção da Fiba.

A Associação Desportiva Mexicana de Basquete (Ademeba) é a entidade filiada à Fiba para representar a modalidade do país. O problema é que o Comitê Olímpico e a federação local não reconhecem a legitimidade da Ademeba e, através de decisão judicial, conseguiram vetar a participação das seleções do país no Pan-2011.

Nenhuma modalidade pode ser disputada nos Jogos Pan-Americanos sem a presença de atletas do país sede. Com isto, o impasse na política esportiva mexicana pode fazer com que o basquete fique de fora da próxima edição do torneio continental.

Alheio a estes problemas, Magnano sondou a todos os jogadores da seleção sobre a possibilidade de disputarem o torneio. Os atletas, porém, mostraram-se evasivos nas respostas. Até mesmo Tiago Splitter, que estuda jogar no Brasil durante o locaute da NBA, desconversou sobre o assunto.

“O Rubén me perguntou sobre isso, mas vou pensar agora. Estou há dois meses sem ver a minha mulher e ela vai me matar se eu ficar mais um tempo fora de casa. Mas vamos ver”, disse Splitter.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros