Natália Falavigna celebrando bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim
O começo de 2011 não foi dos melhores para Natália Falavigna, principal nome brasileiro no taekwondo feminino. Bronze nas Olimpíadas de Pequim em 2008, a lutadora foi submetida a uma cirurgia nos ligamentos do joelho em março, e passou vários meses sem poder competir. A fase ruim, no entanto, parece estar mudando, e no último sábado a atleta do Fluminense garantiu sua vaga nos Jogos Pan Americanos de Guadalajara, que acontecem em outubro.
E para isso Falavigna não precisou nem lutar, já que Helloraine Paiva, sua adversária na seletiva, não compareceu para a disputa, configurando W.O. Campeã do mundo em 2005, na categoria até 67kg, Natália Falavigna tem 27 anos e defenderá no Pan a medalha de prata conquistada no Rio em 2007.
As seletivas, que foram realizadas em Fortaleza, definiram também um representante no masculino. Douglas Marcelino venceu Henrique Precioso por 10 a 4 e garantiu sua ida para o México.
Precioso abriu o placar com dois pontos no primeiro round, ao aplicar um "Narê Tchagui" - chute em sequência aplicado com o dorso do pé no tórax. Mas Douglas reverteu o placar com um ”Dolio Tchagui” – chute aplicado com o dorso do pé no tórax.
No segundo round, Douglas ampliou sua vantagem ao marcar 3 pontos, com aplicação de um "Momdolio Rurio Tchagui” - chute giratório no rosto – o que elevou o marcador para 7 x 2. No terceiro período, Precioso ainda tentou diminuir a diferença mas não foi suficientemente efetivo em seus golpes.
Veja o perfil dos atletas brasileiros