Thiagus, armador da seleção brasileira, em ação durante vitória em amistoso contra a Dinamarca
Na última terça-feira, a seleção masculina de handebol voltou a entrar em quadra para enfrentar a Dinamarca e saiu vitoriosa pela segunda vez. Os comandados do treinador espanhol Javier Garcia Cuesta bateram os europeus por 29 a 27.
Organizar os Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro, em 2007, rendeu ao Brasil recordes: maior delegação nacional e melhor campanha. Sem o apelo caseiro, Guadalajara-2011 também pode entrar para a história. A 116 dias do início do pan mexicano, o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) confirma 63 classificados, mas estima que 550 atletas defendam as cores verde e amarela. Será o maior número em uma edição realizada no exterior. Porém, o país ainda aguarda a confirmação da participação das "estrelas". |
Com o resultado, o Brasil terminou a série de três confrontos com a seleção dinamarquesa em vantagem. A seleção nacional perdeu o primeiro confronto, mas conseguiu dar o troco nas duas partidas seguintes.
Os amistosos foram disputados no Ginásio Poliesportivo Falcão, em Praia Grande, e fazem parte da preparação brasileira na busca pelo tricampeonato dos Jogos Pan-Americanos, que será disputado em Guadalajara, no México, em outubro. O campeão do torneio garante vaga em Londres-2012.
Para o técnico da seleção brasileira, o resultado mostra a capacidade do grupo. "Foram três grandes jogos. As vitórias mostram que temos capacidade. Devemos seguir humildes e trabalhando cada vez mais".
"Estou muito contente com as duas vitórias do Brasil. No primeiro jogo tivemos muitos problemas na transição entre os setores do time. No segundo e terceiro confrontos a defesa melhorou e se transformou em ponto forte. Vale destacar que o ataque e contra-ataques também ganharam em qualidade. A atitude dos jogadores mudou com relação ao primeiro duelo”, comentou Cuesta ao final da partida.
Seleção feminina
A seleção feminina também está se preparando para os desafios desta temporada, que inclui Campeonato Pan-Americano, Jogos Pan-Americanos de Guadalajara e Mundial. Para testar as meninas, o grupo realiza uma série de três amistosos contra a Suécia, vice-campeã europeia.
No primeiro confronto entre as duas seleções, o partida terminou empatada em 28 a 28. Porém, o resultado não deixou o técnico Morten Soubak satisfeitos, já que o Brasil liderou boa parte da partida e acabou permitindo o empate.
"Estou satisfeito pelo handebol apresentado em grande parte do jogo. Não estou contente com o resultado, já que o Brasil estava com a vitória nas mãos. Mas jogamos contra as vice-campeãs da Europa, um time que nunca desiste. A equipe evoluiu pensando em nossos objetivos, o principal classificar para Olimpíada e buscar uma classificação importante no Mundial. Temos como meta fazer história no Mundial", avaliou o técnico dinamarquês da seleção brasileira.
As duas seleções voltam a se enfrentar nesta quinta-feira também na Praia Grande, litoral paulista. O último confronto da série acontece no sábado, em São Bernardo, onde a seleção já fica concentrado para a disputado Campeonato Pan-Americano, que acontece entre os dias 28 de junho e 2 de julho.
Veja o perfil dos atletas brasileiros