UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

05/08/2007 - 16h39

Boxeadores que desertaram durante o Pan chegam a Cuba

Das agências internacionais
Em Havana (Cuba)

Os boxeadores cubanos que desertaram de sua delegação durante os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro chegaram na manhã deste domingo ao país centro-americano. Guillermo Rigondeaux e Erislandy Lara, que haviam sumido em meio à competição continental, foram encontrados na última semana por policiais brasileiros e deportados no último sábado para sua terra-natal.

O líder cubano Fidel Castro assegurou neste domingo em um comunicado que os dois atletas não serão presos. "A esses cidadãos não esperam prisões de nenhum tipo nem muito menos métodos como aqueles usados pelo governo dos Estados Unidos em Abu Ghraib e Guantánamo, jamais utilizados em nosso país", declarou Fidel ao diário Juventude Rebelde, aproveitando para alfinetar o inimigo político.

De fato, Rigondeaux, campeão olímpico, e Lara, campeão mundial, não foram conduzidos para uma penitenciária, mas foram levados a uma "casa de visita", onde podem receber seus familiares. De acordo com o comunicado de Fidel, "a eles serão oferecidas tarefas decorosas e em favor do esporte".

Esta é a primeira vez que o governo cubano admite o retorno de atletas desertores. Quando foram encontrados pelos policiais brasileiros, os boxeadores pediram perdão ao seu país e disseram que queriam voltar a Cuba.

Guillermo Rigondeaux era o grande favorito do Pan na categoria até 69 kg. Já Erislandy Lara tinha grandes chances entre os meio-médios. Sem ele, quem se deu bem foi o brasileiro Pedro Lima, que conquistou o primeiro ouro do Brasil no boxe em Jogos Pan-Americanos após 44 anos.