UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

04/08/2007 - 15h01

Ciclista colombiano é flagrado no primeiro caso de doping do Pan

Das agências internacionais
Em Bogotá (Colômbia)

Depois de o presidente da Odepa, Mario Vázquez Raña, ter classificado o Pan-Americano do Rio de Janeiro como o "mais limpo da história", dada a ausência de casos de doping, o primeiro resultado positivo para um exame de atleta realizado durante os Jogos foi divulgado neste sábado. O teste antidoping do ciclista colombiano Libardo Niño deu positivo para EPO.

A informação foi confirmada pelo próprio atleta, que atualmente disputa a Volta da Colômbia. Niño, que garantiu a medalha de prata na prova contra o relógio no Pan, argumentou que tornou público seu flagrante no doping para poder defender-se da acusação, a qual julga ser falsa.

O ciclista afirmou que o Comitê Olímpico Colombiano foi informado do caso mediante um comunicado, mas ainda espera uma notificação oficial por parte da Federação de Ciclismo local.

"Tem sido muito duro pra mim", desabafou Niño a uma rádio colombiana. "Sem dúvida, não vou me esconder, vou defender minha inocência, porque tenho certeza de que não usei nenhuma substância proibida, muito menos para competir nos Jogos Pan-Americanos".

O colombiano, que disse ter o respaldo da Federação de seu país, explicou que na próxima semana um médico de sua confiança virá ao Brasil para acompanhar os testes de contraprova.

"Estou disposto a submeter-me a qualquer exame de sangue nesse momento para demonstrar que não necessito de nada para andar bem", enfatizou Niño. "Vou lutar até o final pela minha inocência".