UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

31/07/2007 - 08h34

Trampolim precisa se popularizar para seguir no Pan-Americano

Rodrigo Bertolotto
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Apenas cinco países tiveram representantes no trampolim em sua estréia dentro do programa pan-americano. Apenas três deles medalharam, incluindo o Brasil com Giovanna Matheus. Canadá e EUA dominaram os pódios. Mas, para continuar nos Jogos Pan-Americanos, o esporte da cama elástica precisa se popularizar.

Rodrigo Bertolotto/UOL
Giovanna Matheus fica satisfeita com o resultado obtido na prova do trampolim
PERFIL DE GIOVANNA MATHEUS
PERFIL DOS OUTROS BRASILEIROS
PÁGINA ESPECIAL DA MODALIDADE
Para constar em Guadalajara-2011 será necessário que oito países se inscrevam. No Rio, também estiveram atletas do México e Argentina, mas Cuba, Porto Rico e Venezuela devem se somar para a próxima edição continental para garantir quórum.

Para o país, o problema será que a CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) desmobilizou a equipe permanente do trampolim, argumentando que não tem verba suficiente para mantê-la. Desde o começo do ano, os dois ginastas da prova masculina estavam treinando em Curitiba. Agora cada um vai para seu clube.

O cenário é ainda mais negativo porque uma queda de Rafael Andrade e erro no final de Carlos Pala, que pisou fora da área de competição após encerrar seu número, deixaram o Brasil longe do pódio. O trampolim acrobático acabou povoado por dois norte-americanos (o ouro para Chris Estrada e o bronze para Ryan Weston) e um canadense (o prata Jason Burnett).

Já no feminino, o país conseguiu beliscar um bronze. "Foi o melhor que eu pude fazer. As canadenses são mais experientes. Minha luta era com as norte-americanas para subir ao pódio", disse a carioca de 17 anos Giovanna Matheus após garantir o bronze no trampolim.

O ouro foi para Karen Cockburn, campeã mundial em 2003 e com um currículo de uma prata olímpica (Atenas-2004) e um bronze (Sydney-2000, edição em que a modalidade da cama elástica entrou no programa dos Jogos). Foram essas medalhas e mais um pódio no masculino (bronze também na Olimpíada australiana) que popularizaram o esporte no Canadá.